Mais
×

Como jogar Rummikub

Atualizado em 21 novembro, 2016

O Rummikub é a versão com pedras do jogo de cartas "Pontinho". O objetivo é formar grupos de três pedras ou mais. O jogo também é conhecido como Rummy-O e Rummicube.

Instruções

O Rummikub é a versão com pedras do jogo de cartas "Pontinho". (carré d'as 3 image by thierry burot from Fotolia.com)
  1. Embaralhe as pedras. Cada jogador pesca uma pedra. Quem sortear a pedra com numeração mais alta começa o jogo. Escolha catorze pedras para formar a sua mão.

  2. O primeiro grupo de pedras que você baixar deve somar um mínimo de 50 pontos e conter pelo menos três pedras. Faça grupos de três ou quatro pedras de mesmo número com cores diferentes ou forme sequências de três ou quatro pedras da mesma cor.

  3. Baixe mais trincas ou adicione pedras às sequências e trincas formadas por outros jogadores.

  4. Compre uma pedra se você não tiver nenhuma que possa ser utilizada no jogo.

  5. Use coringas para formar trincas e sequências ou para adicionar pedras aos jogos já formados. Troque o coringa que estiver formando uma trinca ou sequência caso você possa usá-lo para montar outro jogo. Por exemplo, substitua o coringa por um seis preto em uma sequência originalmente formada por 3, 4, 5, coringa, 7 de pedras pretas e use o coringa para fazer outra jogada.

  6. Mova pedras de outras sequências e trincas para formar novos jogos. Certifique-se de que pelo menos três pedras sejam mantidas em cada grupo. Coloque pedras em grupos que contenham coringas. Apenas as use para formar outro jogo se o coringa puder ser trocado por uma das pedras que você tem na mão.

  7. Ganhe a rodada colocando todas as suas pedras na mesa. Conte os pontos que seus adversários tem na mão para calcular a sua pontuação na rodada.

  8. Ganha o jogo o primeiro a alcançar um determinado placar

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article