Como jogar xadrez posicional

Escrito por hugh patterson | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como jogar xadrez posicional
Xadrez posiconal depende de estratégias a longo prazo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Xadrez posicional é questão de planejamento, controle e pressão. Enquanto xadrez tático depende de rápidos ataques metódicos, xadrez posicional é questão de analiticamente quebrar uma posição do adversário. Xadrez posicional requer a capacidade de planejar cuidadosamente. Também requer a redução do número de opções de posição que o adversário tem. Isto significa que as peças devem ser jogadas com um objetivo de longo prazo em mente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Entender notação algébrica

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece o jogo usando os três princípios de abertura que devem ser usados ​​para jogar xadrez posicional. Primeiro, mover um peão para uma posição central. Segundo, mover rapidamente os cavaleiros e bispos para posições que ou defendenda o peão central, ou controlem posições centrais ou ambos. Por fim, faça o roque rapidamente para garantir a segurança do rei.

    Como jogar xadrez posicional
    Sempre jogue xadrez com um plano em mente (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  2. 2

    Crie uma boa estrutura de peões no início do jogo. Ao desenvolver peões na abertura, use correntes de peão para avançar para o outro lado. Evite peões isolados que estão sujeitos à captura, pois nenhuma proteção imediata está disponível para eles. Use peões para proteger peças menores e maiores no meio do jogo.

    Como jogar xadrez posicional
    Peões são peças cruciais muito úteis quando você precisa de proteção extra (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  3. 3

    Examine o tabuleiro inteiro antes de fazer qualquer movimento. Iniciantes tendem a se concentrar no centro do tabuleiro. Muitos ataques, especialmente aqueles executados por bispos, torres e rainha, podem vir do lado oposto do tabuleiro, fora da linha de visão imediata do jogador. Olhe para cada uma das peças do oponente, não importa onde elas estejam, e observe as posições que elas atacam ou controlam.

    Como jogar xadrez posicional
    Sempre pense no tabuleiro inteiro, não apenas o centro (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Planeje uma transição suave para a metade do jogo. Muitos Iniciantes começam com uma abertura decente só para fazê-la desmoronar quando começa a metade do jogo. As peças pequenas devem ser colocadas em posições que ataquem ou controlem o máximo possível do centro do tabuleiro. Traga as torres para abrir fileiras centrais logo após o início do jogo.

    Como jogar xadrez posicional
    Use táticas como o garfo para ganhar espaço durante a metade do jogo (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. 5

    Crie pressão sobre uma posição do oponente antes de atacar. Muitos iniciantes tentam ganhar terreno com uma peça solitária. Use peças em combinação umas com as outras. Antes de atacar, posicione pelo menos, duas peças ao alcance da peça alvo. Use uma dessas peças para proteger a peça atacante, bem como bloquear posições de fuga em potencial.

  6. 6

    Pense o jogo a longo prazo. Não tente finalizar rapidamente ou dar xeque-mate com poucas jogadas. Leve o tempo necessário para montar posições que irão manter pressionar o oponente durante um longo período. Colocar um bispo em uma diagonal longa coloca pressão em qualquer peça que caia naquela diagonal. O bispo está colocando pressão sobre as posições diagonais e limita as escolhas de posições seguras por parte do opontente.

    Como jogar xadrez posicional
    Não tente ganhar rápido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  7. 7

    Troque peças pelas razões certas. Elas devem ser equilibradas, e garantir uma peça mais valiosa ou uma posição melhor. Nunca troque por peças de valor menor, a não ser que estejam em posições mais adiantadas.

  8. 8

    Pense pelo menos dois lances à frente. Antes de mover, imagine qual será a resposta do adversário ao seu moviemento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível