Como fazer o jogo da forca no Visual Basic

Escrito por paul knorr | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer o jogo da forca no Visual Basic
Programe seus próprios aplicativos e distribua-os em CDs (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

No jogo clássico da "forca", uma palavra é revelada letra por letra, segundo os chutes do jogador. Toda vez que este diz uma letra que não se encontra na palavra, traça-se uma parte do desenho de um homem em uma forca. Recriar o jogo no Visual Basic é simples, pois não há regras complexas. Apenas são necessários uma interface de usuário simples e um pouco de código.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Microsoft Visual Basic

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Crie um novo projeto no Visual Basic com um "Windows Form" (Formulário do Windows). Essa será a interface principal do usuário e o único formulário a se utilizar. Coloque 26 etiquetas ou botões, um para cada letra, em uma grade do lado direito. Coloque um controle de imagem do lado esquerdo do formulário. Na parte inferior, coloque etiquetas para letras, em suficiente quantidade para a palavra mais extensa possível. Finalmente, também na parte inferior, coloque um botão "Sair" e um botão de "Novo jogo". Crie um controle "Imagelist" (Lista de imagem) e adicione a ele imagens correspondentes às diferentes etapas, desde a forca vazia no início até o desenho completo do homem com uma mensagem "Você perdeu". Por fim, crie uma variável global de tipo "String" para armazenar a palavra a ser usada em cada jogo.

  2. 2

    Crie uma lista de palavras a utilizar e salve-a como arquivo de texto na mesma pasta do projeto. No evento "Form_Load" do formulário principal, adicione um código para carregar o arquivo de texto em uma lista de strings. No Visual Basic 6.0, o código é o seguinte:

    Open <rota e nome de arquivo> for Input as #1 While not EOF(1) sWord = line input #1 Wend Close(1)

  3. 3

    Prepare a interface de usuário para o primeiro jogo. Faça um laço para habilitar todos os botões das letras. Coloque as etiquetas vazias como "escondidas" e o controle de imagem na imagem da forca vazia no controle "Imagelist".

  4. 4

    Adicione um "event handler" (Gerenciador de evento) para o botão "Novo jogo". Nele o programa deverá selecionar um número aleatório entre 1 e a quantidade de elementos da lista de palavras e obter a palavra da posição correspondente. Encontre o tamanho da palavra e habilite a quantidade necessária de controles de etiqueta. Deixe todas as etiquetas vazias escondidas e a imagem da forca vazia, como no evento "Form_Load". Como alternativa, faça com que este evento chame o evento de "Novo jogo" para que comece um novo jogo imediatamente após abrir o programa.

  5. 5

    Adicione um evento "click" à lista de botões de letras. No "event handler" correspondente, verifique que a palavra a ser adivinhada contenha essa letra. Se tiver, mude os "_" correspondentes para exibi-la e desabilite o botão. Caso contrário, aumente o índice da referência da imagem para o controle Imagelist. Se a seguinte imagem for a de "Você perdeu", desabilite todos os botões para finalizar o jogo.

  6. 6

    Adicione um evento "click" ao botão "Sair" para terminar o programa (utilize a sentença "End" do Visual Basic).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível