Como fazer um jogo Jenga gigante

Escrito por tim and mary vidra | Traduzido por pina bastos
Como fazer um jogo Jenga gigante
Faça esse jogo de empilhar em tamanho grande em três passos (Image by Tim & Mary Vidra)

Se você estiver pronto para ir da versão de mesa do jogo Jenga para uma versão grande, saiba que esse não é um projeto difícil de fazer usando algumas tábuas, uma serra e lixas. No jogo, blocos de madeira são empilhados em uma torre e cada jogador remove um bloco, empilhando-o novamente no topo da torre e torcendo para não provocar a queda de toda a estrutura.

Itens necessários

  • 5 tábuas de madeira não tratadas de 4 cm x 6 cm x 2 m
  • Serra circular (ou serra de mesa)
  • Lixa de gramatura média, #60
  • Lixadeira orbital (opcional)
  • Óleo de grau alimentício
  • Pincel
  • Pano de algodão seco

Passo 1

Usando uma serra circular, corte cinco tábuas em peças de 20 cm, que suportarão 60 blocos de madeira ou 20 fileiras empilháveis. Cortar a madeira em pedaços de 20 cm garante um quadrado perfeito quando for empilhar as peças do jogo em direções alternadas.

Dicas Procure por uma tábua reta com lados lisos. A maioria das lojas de ferragens cortará a madeira no tamanho desejado no ato da compra sem cobrar a mais por isso. * Se for usar um tamanho de madeira diferente, corte em comprimentos que igualem a soma exata de três vezes a largura da tábua.

Nota. Em um clássico jogo Jenga, existem 54 peças ou 18 fileiras. As seis peças adicionais nesse projeto deixam margem para erros ou fornecem duas fileiras adicionais para essa versão gigante.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Use um bloco como molde para medir o próximo (Image by Tim & Mary Vidra)

Passo 2

Usando uma lixa de gramatura média, lixe cada bloco de madeira para alisar a superfície, removendo farpas, extremidades ásperas e áreas irregulares.

Dica. Use uma lixadeira orbital para acelerar o processo.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Uma lixadeira orbital ajudará a acelerar o processo (Image by Tim & Mary Vidra)

Passo 3

Aplique uma camada de óleo de acabamento natural e atóxico, como o de coco, de semente de cânhamo ou de tungue (árvore chinesa). Deixe que o óleo empape completamente a madeira, enxugando o excesso com um pano seco, se necessário, até que seque.

Dica: Nesse estágio você pode personalizar os blocos com verniz para madeira, tinta ou outra forma de customização, se preferir um acabamento diferente.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Óleos de acabamento atóxicos são uma boa opção para peças que serão manuseadas com frequência (Image by Tim & Mary Vidra)

Passo 4

Para jogar o jogo, empilhe as 60 peças em fileiras de três, alternando a direção. Fazer isso resultará em 20 fileiras empilhadas por igual.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Empilhe as peças do jogo alternando as direções (Image by Tim & Mary Vidra)

Passo 5

Cada jogador tem a sua vez de remover cuidadosamente um bloco da torre e depois empilhá-lo em uma nova fileira alternada no topo da pilha. Quando a torre inevitavelmente cair, o último jogador a empilhar o último bloco é o ganhador.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Tanto crianças quanto adultos desfrutarão desse jogo (Image by Tim & Mary Vidra)

Passo 6

Uma simples sacola com fechamento por cordão pode ser feita para guardar as peças do jogo. Use-o em eventos ao ar livre ou em atividades dentro de casa.

Dica: Se você for usar o jogo como brincadeira em uma festa de casamento ao ar livre, dê aos convidados um marcador permanente para assinar os blocos.

Como fazer um jogo Jenga gigante
Costure uma sacola de cordão simples para guardar as peças do jogo (Image by Tim & Mary Vidra)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível