Como fazer um jogo de objetos escondidos

Escrito por william gridley | Traduzido por marina mendes
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Como fazer um jogo de objetos escondidos
Crie seu próprio jogo de objetos escondidos

O jogo de objeto escondido para computador é uma versão dos jogos de procurar imagem encontrados em revistas para crianças. Buscam-se vários itens pequenos em uma imagem grande, como uma bola ou sombrinha, escondidos em algum lugar da página. Usando imagens personalizadas e um pacote de software, crie seu próprio jogo para vender ou compartilhar online, além de poder escolher uma plataforma de distribuição.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Um computador Windows ou Mac bem equipado
  • Imagens personalizadas
  • Software para programação ou para desenvolvimento de jogos

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Instruções

  1. 1

    Desenvolva um tema para o jogo, porque isso ajuda a marcá-lo, consequentemente aumentando o seu reconhecimento. Temas populares incluem assassinatos misteriosos, terror gótico, temas de época e filme noir.

  2. 2

    Construa uma narrativa ou um enredo para o jogo. Por exemplo, cada tela deve representar uma cena de caça ao tesouro através do tempo, é como uma agulha no palheiro. Esta narrativa mantém o jogador interessado em completar o jogo, fazendo-o avançar aos poucos na história através de cada charada completada.

  3. 3

    Crie o seu próprio objeto ou contrate um artista para completar o trabalho de arte para você. Adicione às diversas imagens de fundo dúzias de objetos para esconder em diferentes cenas.

  4. 4

    Adquira e instale um pacote de software para programação ou desenvolvimento de jogos. Entre as plataformas populares estão Adobe Director, Adobe Flash, BlitzMax, Game Maker e Multimedia Fusion.

  5. 5

    Cada pacote possui instruções e passos diferentes para desenvolver este tipo de jogo. Alguns, como o Adobe Director, são voltados para programadores experientes, enquanto outros, como o Game Maker, são melhores para designers novatos.

  6. 6

    Para o programador menos experiente, o programa Multimedia Fusion é uma opção mais simples. Nesses pacotes, crie uma tela do jogo ao importar uma das imagens maiores como imagem de fundo.

  7. 7

    Adicione elementos individuais para que sejam escondidos na imagem separadamente. Para cada item, atribuirá características com base no programa que identifica o item como um objeto escondido. Também adicione características especiais, por exemplo, pontos extras para objetos difíceis de achar.

  8. 8

    Quando as cenas individuais forem completadas o programa levará à continuidade das cenas na ordem correta e colocará imagens entre as cenas ou algum texto ("cut scenes") para ajudar a avançar pela narrativa.

  9. 9

    Finalize o jogo com a introdução e com as instruções na tela inicial e final. A introdução deve começar a história e explicar o propósito do jogo, já o encerramento deve oferecer ao jogador uma conclusão satisfatória, e talvez um link para a sequência do jogo.

  10. 10

    O pacote de software ajudará a compilar o jogo para o formato Web-ready, como arquivo Flash. Esse é o arquivo do seu jogo para ser distribuído a amigos ou sites.

  11. 11

    Teste o seu jogo finalizado com seus amigos para garantir clareza de instruções e facilidade de uso, pois o que pode fazer sentido para pode não ser tão claro para quem está jogando este jogo pela primeira vez.

  12. 12

    Distribua o seu jogo online através do seu próprio site ou sites de crítica e hospedagem de jogos como o Jayisgames.com ou o Bigfishgames.com. Estes sites vão testar o seu jogo e ajudar a aumentar as visitas ao seu próprio site ou vão hospedar seu jogo com outros jogos semelhantes, permitindo que os visitantes votem e recomendem seu jogo para outros jogadores.

Dicas & Advertências

  • Um bom tema torna seu jogo memorável e pode ajudar a aumentar os downloads ou as vendas.
  • Pense em transformar as diversas cenas em charadas, como objetos escondidos que oferecem pistas para um enigma que deve ser desvendado antes de mover para o próximo nível.
  • A maioria dos pacotes de programas detalhados acima permite que crie uma cópia demo do seu jogo finalizado, englobando apenas os dois ou três primeiros níveis. Muitos designers desistem da versão demo com a esperança de que os jogadores fiquem viciados e paguem pela versão completa para terminar a história.

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