Como fazer um jogo "Pokémon" no RPG Maker XP

Escrito por timothy baron | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um jogo "Pokémon" no RPG Maker XP
Com o RMXP, você pode escrever seu próprio jogo "Pokémon" sem precisar aprender linguagens de programação (keyboard image by Fyerne from Fotolia.com)

Fazer seu próprio jogo de RPG leva muito tempo e mesmo que o "RPG Maker XP" (RMXP) possa ajudar a acelerar o processo, ainda será desafiador. Mesmo assim, usando o RMXP, você pode criar seu próprio jogo de "Pokémon", sem ter que aprender uma linguagem de programação. Ao invés disso, você poderá pular para a parte boa: criar personagens, escrever um roteiro e balancear elementos de jogabilidade. Existe uma comunidade ampla de RMXP na internet e foram criados milhares de gráficos e músicas que você pode usar em seus jogos, todas gratuitas e várias dentro do tema de "Pokémon".

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa RPG Maker XP

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preencha a base de materiais

  1. 1

    Colete imagens de "Pokémon" pela internet ou desenhe e escaneie as suas próprias. A "Pokemon Database" online possui uma coleção completa de imagens de personagens de "Pokémon" que você pode usar no jogo. Clique com o botão direito na imagem que escolher e escolha "Salvar como". Salve as imagens em algum lugar que encontrará com facilidade, como o desktop ou uma pasta como "C:\Imagens Pokémon".

  2. 2

    Abra o RMXP e comece um novo projeto. Clique em "Tools" (ferramentas) e em "Materialbase" (base de materiais), que é onde todas as imagens e os sons estarão guardados.

  3. 3

    Clique em "Battlers" (lutadores) e "Import" (importar). Vá até a pasta onde você está salvando as imagens de "Pokémon" e importe todos os gráficos de batalha que deseja usar. Para ter certeza de que não está importando imagens de fundo junto, clique com o botão esquerdo do mouse. Isso enviará ao RMXP o comando de não importar a cor, apenas a imagem.

  4. 4

    Importe outros recursos, como arquivos "midi" e "sprites", em suas pastas apropriadas. "Midis" ficam em "audio/BGM" e "sprites" ficam em "Characters" (personagens).

  5. 5

    Clique em "Close" (fechar) para fechar a janela do banco de dados.

    Desenvolva seu banco de dados

  1. 1

    Clique em "Tools" (ferramentas) e em "Database" (banco de dados) para abrir o banco de dados do jogo. Isso é onde você junta os recursos da base de recursos e os elementos do jogo, como inimigos e personagens.

  2. 2

    Selecione a aba "Actors" (atores) e então clique em "Change Maximum" (mudar o máximo). Jogos de "Pokémon" sempre contam com um enorme elenco de personagens, uma vez que os jogadores podem coletar vários monstros para lutar ao seu lado. Insira o número de personagens e monstros que você quer em seu grupo.

  3. 3

    Preencha as estatísticas para seus personagens humanos, como o Ash, e pokémons. "MaxHP" determina o quanto seu personagem pode apanhar, "MaxSP" determina o quanto pode usar habilidades especiais antes de ficar esgotado. "Str" é o quão poderoso seus ataques físicos serão e "Int" determina a potência de seus ataques de magia. "Agl" afeta a facilidade com a qual ele desvia de ataques e "Dex" determina o quão rapidamente pode acertar seu inimigo. Depois de preencher as estatísticas, clique duas vezes nas caixas abaixo de "Character Graphic" (gráficos do personagem) e "Battler Graphic" (gráficos de lutadores) para designar imagens de seu banco de materiais.

  4. 4

    Selecione a aba "Enemies" (inimigos) e preencha com as estatísticas para os inimigos. Uma vez que esse é um jogo "Pokémon", os inimigos serão idênticos aos pokémons na aba "Actors". Escolha estatísticas iguais às de pokémons que você pode recrutar para o seu grupo.

  5. 5

    Clique na aba "Troops" (grupos) para atribuir pokémons a eles. Quando jogadores têm encontros aleatórios no jogo, encontrarão estes grupos, que podem ser compostos de apenas um pokémon, se for essa a escolha. Clique em "Okay" para fechar o banco de dados.

    Mapas e eventos

  1. 1

    Crie novos mapas clicando com o botão direito na janela na parte inferior esquerda e selecionando "New Map" (novo mapa). Você pode usar diferentes temas de mapas, como "Snow Town" (cidade da neve) ou "Grasslands" (terras de grama), dependendo do tipo de cenário que desejar.

  2. 2

    Coloque imagens no mapa selecionando-as pela janela do canto superior esquerdo e então clique no lugar onde você quer que a imagem fique no mapa do jogo. Você pode alternar a imagem em três camadas, cada uma sobrepondo a anterior. Isso também permite que você crie mapas em camadas, como árvores, em cima de um campo de grama.

  3. 3

    Selecione a camada "Events" (eventos) e clique com o botão direito em algum dos mapas. Selecione "New Event" (novo evento). Na "List of Event Commands" (lista de comandos de eventos), clique com o botão direito e selecione "Insert" (inserir). Nesse menu, você pode criar uma variedade de eventos no jogo, como caixas de diálogo, mudanças na música, encontros com inimigos e movimentos pré-formatados. Uma vez que tiver preenchido a base de materiais e o banco de dados, essa será a base do seu projeto de jogo "Pokémon".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível