Conhecimento

Jogos de adjetivos para a sexta série

Escrito por elle hanson | Traduzido por andre trapani possignolo
Jogos de adjetivos para a sexta série

Jogos e atividades são uma maneira divertida de aprender

in a classroom image by Ivan Hafizov from Fotolia.com

Lições de gramática não precisam ser chatas ou difíceis. Os professores e educadores podem usar vários jogos e atividades para ensinar adjetivos para os alunos do ensino fundamental. Por exemplo, um jogo com adjetivos bem planejado e executado traz aplicações práticas e permite a construção do vocabulário, podendo ser mais vantajoso que os métodos tradicionais de ensino.

Estória alfabética dos adjetivos

O professor deve começar com um simples conto, "Era uma vez, existia um homem que queria viajar ao redor do mundo. Um dia, ele decidiu perseguir seu sonho, e...". Deste ponto, deve chamar um aluno e pedir para que acrescente algumas frases à estória usando apenas adjetivos iniciados com "A". Terminada sua parte, deverá chamar um colega para continuar usando adjetivos iniciados com "B". Continue até cobrir todo o alfabeto. O estudante que ficar com a última letra dará um final ao conto. Retire letras difíceis de formar adjetivos na língua portuguesa, como "K", "W", "X", "Y" e "Z".

Peças com adjetivos

Divida a sala em três equipes, duas para atuar e uma para julgar. Antecipadamente, você deverá escolher dez adjetivos e vinte objetos e escrevê-los em pedaços grandes de papel, coloque-os na frente da sala de aula e peça para que cada equipe selecione um representante para escolher cinco adjetivos e dez objetos. Em dez minutos, cada equipe deverá criar uma peça com todos os seus membros, adjetivos e objetos. Depois que esta for apresentada, a terceira equipe decidirá qual foi a melhor. Repita a atividade de forma que cada equipe interprete duas vezes e julgue uma.

Poemas com nomes

Peça para que cada aluno escreva seu nome na vertical em letras grandes na borda de um papel e coloque-os sentados em um grande círculo. Cada aluno deverá passar sua folha para a pessoa à direita. No papel recebido, ele escreverá uma qualidade da pessoa que comece com a primeira letra de seu nome e vai passá-lo novamente para a direita. No próximo papel que receber, ele fará o mesmo com a segunda letra do nome. O jogo continua até que cada letra tenha um adjetivo. Completado o nome, os alunos poderão adicionar um adjetivo a qualquer letra que quiserem. Continue passando os papeis e adicionando adjetivos até que voltem ao dono.

Jogo dos adjetivos

Selecione um objeto e peça a seus alunos para o descreverem usando os adjetivos mais exóticos e incomuns que puderem pensar. Chame um aluno e peça para ele dizer um adjetivo e escolher o próximo aluno que irá trocar o adjetivo por outro com significado parecido. Se ele não puder pensar em um, ele poderá adicionar uma segunda característica com outro significado. O terceiro aluno poderá escolher um que tenha significado parecido com qualquer um dos dois ou, se não conseguir, adicionar um terceiro. O objetivo é passar por toda a classe e terminar com apenas um adjetivo. Quanto menos adjetivos, maior a nota da classe. Esta é uma atividade excelente para ensinar adjetivos e sinônimos e aumentar o vocabulário dos alunos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media