×
Loading ...

Jogos de associação de palavras para estudantes de ensino médio

A associação de palavras é o ato de pensar lateralmente para conectar palavras e frases uma com as outras. Por exemplo, se uma pessoa ouve a palavra "bicho", as palavras associadas com a ideia incluem "gato", "cachorro" e "pássaro". Os jogos de associação de palavras ensinam os estudantes a pensar desta maneira, e pode lhes ajudar a associar novas palavras e conceitos.

Os jogos de associação de palavras podem ser úteis no ensino (postit image by .shock from Fotolia.com)

Lateral

Um jogo online de associação de palavras que apela para o nível intelectual dos estudantes de ensino médio é o Lateral. O jogo tem vários níveis diferentes que devem ser liberados ao jogar, o que motiva os estudantes a ganhar. O jogo apresenta uma caixa central que possui um conceito chave do desafio (natureza, por exemplo). Outras caixas conectadas à central têm números, representando quantas letras estão na palavra que pertence à caixa. Por exemplo, uma caixa pode ter o número 6, e a palavra que pertence a caixa é "árvore". Esse jogo é desafiador e deixa os estudantes levando um bom tempo para "terminar".

Loading...

Funny Farm

O Funny Farm é um jogo de associação de palavras bem similar ao Lateral. Hospedado pelo ShyGypsy, o jogo começa com o tópico "coisas da fazenda". Existem caixas conectadas ao "coisas da fazenda", e essas representam coisas que são diretamente relacionadas, como vacas, porcos e galinhas. Essas caixas conectadas também estão ligadas a outras caixas, que representam novos relacionamentos. Por exemplo, "coisas da fazenda" tem uma linha desenhada até a caixa que diz "porco", e conectada ao "porco" tem outra caixa que pode ser "lama", uma palavra associada a "porco". Os estudantes devem jogar em duplas ou times e tentar adivinhar o máximo de palavras possíveis.

Associação de palavras

Um jogo de associação de palavras que inclua a sala toda é chamado apenas de Associação de palavras. O modo como funciona é simples: o professor começa com uma palavra, e a primeira pessoa diz outra em voz alta que seja diretamente relacionada à palavra do professor. O próximo estudante usará então uma palavra que seja relacionada com a do primeiro, e assim por diante. Caso o jogo comece com a palavra "cachorro", vá para "filhote", que pode então virar "gatinho", e então "gato". Se um estudante hesitar por muito tempo ou repetir uma palavra anterior, perderá. A palavra final na hora de dizer se uma associação faz sentido ou não é do professor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...