Jogos e atividades bíblicas sobre Jó

Escrito por misty barton | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos e atividades bíblicas sobre Jó
Ensine às crianças a história de Jó como uma forma de explicar a fé, o poder da oração e outros conceitos cristãos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O livro de Jó está na metade do Velho Testamento e é caracterizado pela sabedoria relatada. Ele trata da história de um homem assediado pelo demônio para testar sua devoção a Deus. Ao longo do livro, Jó perde e reconquista tudo o que tem e todos que ama. Apesar das perdas monumentais, Jó nunca se volta contra Deus. Como uma recompensa por sua fé, Jó é abençoado com uma riqueza duas vezes maior do que a que possuía antes. Ensine às crianças a história de Jó como uma forma de explicar a fé, o poder da oração e outros conceitos cristãos.

Outras pessoas estão lendo

Desenhista de constelações

Jó 9:9 e Jó 38:31 se referem a Deus como o desenhista das constelações. Ensine as crianças a fazer tubos de constelações. Enrole uma camada de papel alumínio na parte interna de um rolo de papel higiênico. Cole as bordas do alumínio para mantê-lo no lugar. Enrole a parte de fora do tubo em papel-cartão. Use uma tachinha ou alfinete para fazer buracos na folha, simulando uma constelação (as mencionadas por Jó incluem a Ursa Maior, Plêiades e Órion). Decore o exterior do tubo como desejado. Aponte-o na direção de uma luz brilhante e olhe através da extremidade aberta para uma visão semelhante à de um planetário.

As crianças também podem usar giz branco e amarelo para desenhar as constelações em papel-cartão preto. Deixe-as desenhar as estrelas com amarelo e, em seguida, traçar linhas entre as estrelas com o giz branco para demarcar as formas básicas das constelações, como uma atividade de ligue os pontos.

Conforto

Jó recebeu conforto ao saber que Deus estava com ele quando teve problemas. Fale com as crianças sobre os momentos em que podem receber o conforto da presença de Deus. Faça uma almofada de retalhos para servir como um lembrete físico de que Deus está sempre com elas. Corte quadrados de 20 cm de um tecido velho para cada criança. Cole dois quadrados um sobre o outro unindo três lados ou costure os três lados juntos e, então, vire o tecido (você pode costurar previamente os três lados e trazer os bolsos abertos para a sala de aula). Dê às crianças canetas para tecido para escrever "Deus está comigo" em um lado e seu nome no outro. Preencha o travesseiro com espuma ou bolinhas de isopor. Costure ou cole o lado final para fechar. A almofada de retalhos pode ser resfriada em um congelador ou aquecida em micro-ondas para aliviar dor de machucados ou doenças.

Outra atividade relacionada ao conforto apropriada para crianças mais jovens é criar um Jó de pano. Imprima uma página colorida de Jó com feridas em seu rosto e nos braços (uma impressão de qualquer figura bíblica deve servir; se quiser, adicione as feridas com marcador vermelho ou giz de cera). Dê às crianças ataduras adesivas para cobrir as feridas. Pinte o resto da figura como desejado.

Jogo "bom dia, mau dia"

"Bom dia, mau dia" mostra às crianças como é fácil ser desencorajado. Coloque-as em pé em uma fila no fundo de uma sala de aula ou quadra de esportes. Pendure uma placa que diz "sucesso" ou "felicidade" na parede mais próxima ao ponto de começo. Pendure uma segunda placa na parede oposta que diz "fracasso" ou "desespero". Jogue em um esquema de duas opções. Quando disser "bom dia", elas devem caminhar para a parede da felicidade; quando disser "mau dia", devem caminhar no sentido oposto. Diga mais "mau dia" do que "bom dia", fazendo as crianças irem vagarosamente em direção ao "desespero". Quando terminar o jogo, compare-as a Jó, que não teve nenhum dia bom, e explique que teria sido muito mais fácil desistir de Deus.

Bençãos de Deus

No fim do livro de Jó, Deus o abençoa e devolve em dobro tudo o que perdeu. Para crianças mais velhas que entendem multiplicação, faça uma folha de quebra-cabeças matemáticos. Escreva problemas para as crianças resolverem, como: "Jó tinha 7 mil ovelhas que foram roubadas. Quando Deus o abençoou, quantos patos ele tinha?" A lista da riqueza de Jó é encontrada em Jó 1:3. Para crianças mais jovens, compre ou imprima adesivos de animais. Imprima um celeiro com um grupo de animais. Por exemplo, coloque um cavalo, duas vacas, cinco ovelhas e oito galinhas dentro do estábulo. Depois, dê adesivos para as crianças colocarem dentro do estábulo, dobrando o número. Assim, cada uma colocaria um adesivo de cavalo dentro do estábulo para dobrar o número de cavalos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível