on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Jogos ou atividades para ensinar sobre porcentagem

Atualizado em 17 abril, 2017

Facilitar o aprendizado através de jogos é uma maneira efetiva de melhorar a memorização. Os professores podem facilmente incorporar jogos às lições à medida que os alunos aprenderem diferentes fórmulas de porcentagem. Criar uma variedade de atividades também aumenta a probabilidade de alcançar 100% de êxito. Planejar antecipadamente e incluir uma variedade de atividades tornará a aprendizagem divertida.

Fique afiado em porcentagens praticando com jogos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Diversão com comida

Primeiro, dê aos estudantes uma tabela de valores nutricionais diários e o menu da lanchonete. Peça para escolherem três refeições diferentes para o dia e uma bebida em cada uma. Em seguida, eles devem calcular a quantidade de proteínas, calorias e gorduras. Por fim, peça para determinarem a porcentagem de nutrientes consumidos e verificarem se está dentro dos valores recomendados pela tabela. Ex: Se a quantidade de proteína consumida for 30g e a tabelada for 50g, o aluno deve dividir 30 por 50, obtendo 0,6 como resposta. Então, deve multiplicar 0,6 por 100 para obter a porcentagem (60%), indicando que, naquela refeição, apenas 60% da quantidade de proteína recomendada foram consumidos.

Loading...

Condicionamento físico

Para unir o aprendizado a atividades físicas, os alunos podem criar metas de corrida mensais. Separe um dia da semana para a turma correr durante a aula de educação física e, no final de cada sessão, os alunos devem calcular como seu desempenho se compara com seu planejamento. Eles devem dividir o número de metros percorridos pela distância planejada para encontrar a porcentagem da meta atingida. Dessa maneira, cada semana contará como um quarto da meta global. No final do mês, premie o aluno que alcançar ou superar suas metas com um certificado.

Construção verbal

Primeiro, prepare jogos de cartas com questões sobre porcentagem em um lado e as respostas no outro. Antes de jogar, reveja modelos de questões sobre o assunto. Durante a revisão, separe os alunos em duplas e dê a cada uma 15 cartões. O objetivo é que o aluno com o cartão peça ao outro para calcular a porcentagem na situação descrita no cartão. O par que encontrar todas as respostas primeiro vence.

Aumento de preços e descontos

Separe os alunos em duplas. Ambos os membros de uma dupla vão fingir que são gerentes de uma loja de varejo. Seu trabalho será identificar erros de aumento de preços e descontos. Para identificar esses erros, os alunos terão o registro de preços verdadeiro e outra tabela com os preços listados. Os alunos podem apresentar seus resultados no caderno de matemática ou em frente à classe para o professor corrigir.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...