Jogos para atrasos de desenvolvimento em crianças

Escrito por jonathon swift | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para atrasos de desenvolvimento em crianças
Ensinar não deve ser só um trabalho, mas também deve ser divertido (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Trabalhar em torno do desenvolvimento tardio em crianças pode ser frustrante para os educadores e estudantes. Os alunos com retardamento na atividade escolar muitas vezes se sentem confusos, frustrados e impotentes. No entanto, como educador, há diversas atividades que podem ser realizadas para ajudá-los a se relacionar e a trabalharem para superar os atrasos no desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de linguagem

Os jogos que testam e retestam as competências linguísticas dos alunos são os melhores, especialmente se o aluno tiver dificuldade com comunicação. O atraso na fala é uma das deficiências mais comuns do desenvolvimento em crianças, por isso melhorar as habilidades específicas é importante. Pratique jogos que aumentem a capacidade da criança de se comunicar. Por exemplo, converse com ela e fale sobre o que fez no fim de semana. Faça perguntas simples de como, onde e por que, e ajude-a a formular respostas.

Jogos de construção de habilidade

As crianças com atraso de desenvolvimento muitas vezes apresentam problemas com habilidades básicas como seguir instruções ou manter o foco. Se este for o caso, pratique jogos que aumentem essas habilidades específicas. Caça ao tesouro é perfeito para esse tipo de situação, pois oferece um prêmio para seguir instruções, o que as ajuda a manter o foco. Se elas tiverem alguma coisa em que trabalhar, muito provavelmente continuarão se esforçando para atingir esse objetivo. Faça o primeiro caça ao tesouro fácil para que a criança seja capaz de entender o conceito de recompensa. Então, lentamente torne-os cada vez mais desafiadores.

Jogos motores

Outro atraso de desenvolvimento comum em crianças é o das habilidades motoras. As crianças com baixo tônus muscular têm dificuldade para andar, mover-se, correr, pular ou fazer qualquer outra atividade que a maioria delas fazem regularmente. Para esse tipo de atraso, jogue um simples jogo de pegar. Diga a ela para segurar a bola por três segundos antes de jogá-la de volta para você. Isso vai ajudá-la a apontar e se concentrar o que aumentará a sua capacidade de controlar seus sentidos motores. Outra atividade boa para esse tipo de atraso é um labirinto de caneta e papel. Isso ajuda as crianças a tentar ficar nas linhas de um labirinto ao usar a sua mente para atravessa-lo.

Atrasos sensoriais

O atraso menos comum, mas ainda debilitante é o dos sentidos. Este tipo de atraso faz com que as crianças se tornem mais ou menos sensíveis a certas coisas. Às vezes, ela exibirá um senso de audição hiperativa e por vezes, ela não será capaz de ouvir bem. Isso também é comum com luzes brilhantes ou cores. Esse atraso no desenvolvimento é muitas vezes diagnosticado como cegueira parcial ou surdez, mas na verdade pode ser sanado por meio de jogos de corrida. A criança correrá em um ritmo lento e, em seguida, um ritmo acelerado que irá ajudá-la a experimentar sensações de sensibilidade, toque e som de forma controlada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível