Jogos que aumentam seu Q.I.

Escrito por shelby mae | Traduzido por victor o. barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos que aumentam seu Q.I.
Jogue pela diversão e para melhorar o funcionamento do cérebro (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Para melhorar o Quociente de Inteligência, ou QI, e manter a mente esperta, é necessário estimular continuamente o cérebro. Jogos como Sudoku, lógica, enigmas, xadrez, damas e vários jogos de palavras, como palavras cruzadas e Scrabble, estimulam o funcionamento do cérebro e, por consequência, aumentam o QI. Esses jogos mantém os neurônios e as sinapses em constante comunicação, aumentando o QI.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de palavras

Jogos como Scrabble, palavras cruzadas, disputas com palavras e caça-palavras estimulam o cérebro. Quanto mais as pessoas jogam jogos de palavras, mais o seu vocabulário evolui, expandindo a mente. Depois de conquistar confiança após vários jogos de palavras, as pessoas começam a confiar mais no seu próprio vocabulário para completar mais desafios. Estes jogos são importantes para pessoas de todas as idades, desde crianças que estão aprendendo a ler, até os idosos, para manterem a mente estimulada.

Jogos que aumentam seu Q.I.
Jogos de palavras mantém o cérebro em constante funcionamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sudoku

O Sudoku, um jogo de números, consiste em resolver quebra-cabeças completando os espaços em branco com números de um a nove, para que cada linha, cada coluna e cada quadrado destacado contenha os nove números. O Sudoku se tornou uma febre no Japão em meados dos anos 1980. Esses quebra-cabeças não vêm somente no formato tradicional 9x9; podem vir menores, maiores ou até em formatos diferentes. Fazê-los aumenta as habilidades de pensamento analítico e pensamento lógico, ajudando também a desenvolver o raciocínio.

Jogos que aumentam seu Q.I.
O Sudoku é a apenas um dos jogos de números que podem aumentar seu QI (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lógica e enigmas

Os quebra-cabeças de lógica e enigmas envolvem o uso da habilidade de inferência para serem resolvidos. Isso aumenta o poder do cérebro, ou seja, o QI. Um exemplo de enigma: O que anda com quatro pernas, depois duas, depois três? Muitas vezes, mas não sempre, os problemas de lógica e enigmas podem envolver a matemática. Eles forçam as pessoas a pensar de forma ordenada e a lerem com atenção as instruções para serem resolvidos.

Jogos que aumentam seu Q.I.
Labirintos, enigmas e problemas de lógica melhoram o QI desafiando o cérebro (Stephen Schauer/Photodisc/Getty Images)

Xadrez e jogo de damas

Desde 600 d.c, as pessoas jogam xadrez como uma forma de entretenimento e educação. O xadrez e o jogo de damas podem aumentar o QI, pois mexem com a memória, concentração, lógica, capacidade de avaliação e pensamento analítico. Esses jogos envolvem uma série de regras que os jogadores devem conhecer, o que, mais uma vez, estimula e melhora a função cerebral.

Jogos que aumentam seu Q.I.
Pessoas de todo o mundo jogam xadrez (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível