Jogos não competitivos com bolas

Escrito por krystal miller | Traduzido por luiza thomaz
Jogos não competitivos com bolas
Crie jogos não competitivos usando bolas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Jogos são um modo ideal de manter as pessoas ativas e conhecer novos amigos. Ao se planejar jogos para crianças na escola, em festas de aniversário ou com amigos da vizinhança, você pode organizar atividades não competitivas com bolas que não etiquetem as crianças como "vencedores" ou "perdedores". Com uma variedade de bolas e ideias para jogos, você tem tudo o que precisa para criar jogos não competitivos que são adequados a crianças de várias idades.

Jogos em círculo

Faça todos os jogadores se sentarem em um círculo e ponha uma bola no meio. Diga a todos que a bola representa um rato. Os jogadores devem usar suas pernas e pés para guiar o "rato" pelo círculo. Depois de algumas rodadas, ponha uma bola maior no meio do círculo e diga aos jogadores que é um gato. O rato deve se mover pelo círculo sem que o gato passe por ele. Outra ideia é fazer os jogadores se levantarem e jogarem a bola uns para os outros. Veja quantos lances eles podem contar sem que a bola caia no chão. Como uma alternativa, faça-os passarem a bola batendo nela com os braços como se estivessem jogando vôlei.

Jogos de lançar

Jogue um jogo de agarrar a bola usando uma grande variedade de bolas. Os jogadores podem lançar uma bola de futebol uns para os outros. Divida-os em pares. Dê a um dos jogadores uma bola, pode ser uma de tênis ou de futebol, e faça o outro jogador apontar para onde ele quer que o parceiro jogue a bola. O jogador que pediu deve então tentar pegar a bola. Os jogadores podem se revesar jogando e agarrando bolas. Outra ideia é fazer os jogadores testarem qual a distância máxima na qual conseguem jogar a bola um para o outro sem que ela caia no chão. Diga aos jogadores que continuem a tentar superar a distância máxima.

Jogos de boliche

Use itens aleatórios da casa, como garrafas d'água ou embalagens de xampu, como pinos de boliche. Os jogadores podem tentar derrubar o máximo de pinos que conseguirem usando uma bola de borracha, quando estiverem jogando em casa. Se estiverem jogando fora de casa, encha as garrafas até a metade com areia e use uma bola de futebol. Outra ideia é usar abacaxis como pinos e cocos como bolas. Os jogadores podem se divertir lançando a bola de modos bobos, como por debaixo das pernas, em um pé só ou de costas enquanto tentam derrubar os pinos.

Jogos de malabarismo

Dê a cada jogador três bolas para fazer malabarismos. Bolas de borracha são ideais para praticar quando se está aprendendo a fazer malabarismos. Para uma atividade em grupo, peça aos jogadores que formem um círculo. Dê uma bola a dois ou três jogadores. Diga aos jogadores para que comecem a passar as bolas pelo círculo. A cada 15 segundos, dê mais uma bola para eles passarem. Continue a jogar até que um jogador derrube uma bola. Comece novamente com três ou quatro bolas de cada vez. Diga aos jogadores para tentarem aumentar o número máximo de bolas que conseguem passar a cada rodada.