×
Loading ...

Jogos para crianças com até 5 anos

Na infância, brincar é uma forma muito eficiente de aprendizado. Por meio de jogos, as crianças aprendem a se comportar em sociedade, desenvolvem o comportamento para os desafios futuros da vida e melhoram o entendimento cognitivo do mundo. Isso sem contar em outros benefícios, como desenvolvimento do pensamento estratégico, de agilidade, noção espacial e melhor concentração. Nesse sentido, alguns jogos são mais estimulantes do que outros. Conheça os principais jogos indicados para crianças de até 5 anos de idade.

Jogos infantis ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é uma atividade que pode ser realizada de forma solitária ou na companhia de amigos. Para a criança, o processo de transformar peças individuais em uma imagem maior contribui para desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e as noções de que as partes pequenas, quando unidas, ajudam a formar o todo. Ao realizar essa atividade com mais de uma criança, elas aprendem a trabalhar juntas, em prol de um objetivo em comum. O importante é escolher jogos de quebra-cabeça de poucas peças, adequados para crianças de até 5 anos. Caso contrário, elas se sentirão desestimuladas a terminar o jogo.

Loading...
O quebra-cabeça faz com que a criança desenvolva a criatividade e a concentração (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Jogo da memória

O jogo da memória é um jogo clássico, muito eficiente para estimular a memória e o pensamento lógico em crianças de até 5 anos de idade. O objetivo é simples: basta encontrar o par de imagem em cartas viradas para baixo. Seguindo essa lógica de identificar pares de figuras, o jogo contribui para desenvolver a localização espacial dos pequenos. Outro benefício é, como o próprio nome diz, desenvolver a memória e a concentração, noções que serão extremamente úteis no futuro.

Brincadeiras com os mais velhos podem ser uma forma de educar a criança (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Esconde-esconde

O tradicional esconde-esconde (chamado com nomes diferentes, dependendo da região do país) ajuda a manter as crianças ativas, contribui para gastar energia e desenvolver o senso cooperativo entre elas. Trata-se de um jogo simples, que ajuda a desenvolver a mente e o corpo. Nele, os pequenos aprendem a noção de que ganhar e perder são partes da vida. Aprendem também a criar novas estratégias e a respeitar as regras, o que os leva a dominar os truques para virarem melhores jogadores.

No esconde-esconde, os pequenos desenvolvem a mente e o corpo (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

LEGO

Os tradicionais jogos de LEGO existem há mais de 50 anos. Trata-se de um jogo eficiente, que contribui para que as crianças desenvolvam habilidades básicas, como raciocínio espacial e noções de proporções dos objetos. Na hora de realizar construções com LEGO, as crianças passam a entender intuitivamente informações básicas de matemática, que serão muito úteis no futuro. Um exemplo está nas frações de peças, que ensinam a pensar em estrutura, equilíbrio e tridimensionalidade. Isso tudo sem contar no desenvolvimento da capacidade para resolver problemas e no estímulo constante à criatividade para construir novas peças.

No LEGO, as crianças aprendem noções básicas de dimensão espacial e criatividade (Dave Kotinsky/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...