×
Loading ...

Jogos para crianças se conhecerem melhor na escola

Atualizado em 21 novembro, 2016

Crianças às vezes podem ficar nervosas com a ideia de começar um novo ano escolar. Sem seus pais para encorajá-las é fácil ficar afastado e tímido. Elas podem achar muito difícil conhecer um novo professor e novos colegas. Como professor, você pode acalmar os nervos delas organizando alguns jogos para ajudar as crianças a se conhecerem.

Professores podem ajudar crianças a formar amizades fora da sala de aula (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Nomes

Jogos de nomes ajudam as crianças a aprender os nomes de todo mundo. Faça com que elas sentem em um círculo e peça para que descubram o nome do colega à sua esquerda. Uma pessoa então começa dizendo o nome de seu colega e ele deve fazer a mesma coisa até que todos os nomes no círculo tenham sido ditos. Com um relógio de cronômetro você pode pedir às crianças para ver o quão rápido elas conseguem fazer todo o círculo falar os nomes dos colegas

Outra atividade em círculo para aprender nomes é usando uma bola. Uma pessoa segura uma bola e diz seu nome e então, joga a bola para outra pessoa. Essa pessoa diz seu nome e o nome da outra pessoa em uma frase, "Oi, eu sou _ e aquela é a ___, quem é você?" Ele joga a bola para outra pessoa e o jogo se repete até que todos tenham sido apresentados.

Loading...

Sobre mim

Uma vez que as crianças souberem os nomes de seus colegas, elas podem começar a se conhecer melhor. Pode ser aprendendo sobre seus interesses, esportes favoritos e medos. Crianças entre 7 e 10 anos de idade podem se divertir fazendo guerras de bolas de papel. Peça a elas que escrevam em um pedaço de papel branco o seu nome, uma coisa que as deixa animadas, uma coisa que as deixa nervosas e uma coisa que elas gostariam de aprender. Amasse os papéis e faça uma guerra de bolas de papel por alguns minutos. Pegue uma bola, leia as informações em voz alta e descubra a quem ela pertence.

As crianças também podem brincar de "Eu nunca fiz isso antes". Sente-as em cadeiras em um círculo com um jogador de pé no meio. O jogador diz ao grupo uma coisa que ele nunca fez antes. Todas as crianças que também não fizeram a mesma coisa devem ficar de pé. As crianças de pé devem então correr e encontrar uma nova cadeira para se sentar. Quem não conseguir uma cadeira é o novo jogador do meio.

Montando duplas

É importante encorajar as crianças a começarem a criar amizades em duplas depois que toda a turma se conhecer melhor. Peça para elas fazerem duplas para ajudar a descobrir quais são as coisas favoritas de um professor. Dê a cada dupla uma tabela com palavras misturadas e peça para eles organizarem. Isso é bom para ajudar as crianças a trabalharem juntas e ao mesmo tempo aprender mais sobre um professor.

Outra atividade de duplas é pedir para crianças mais velhas aprenderem sobre os interesses de sua dupla. Peça para eles fazerem perguntas sobre suas coisas favoritas. Chame cada par na frente da turma depois de 15 minutos. Cada um deve falar por 30 segundos sobre os interesses de seu colega.

Arte

Crianças gostam de sentir que pertencem à sua sala de aula. Crie esse sentimento de pertencimento fazendo atividades artísticas nos primeiros dias de aula. Uma atividade para todas as crianças é criar uma colagem da turma. Envie uma carta de boas-vindas para os pais antes de começarem as aulas e peça para as crianças trazerem algumas fotos de si mesmas. Na escola, ajude-as a colarem suas fotos em um grande pedaço de papel, criando uma colagem. Coloque-a na parede da sala de aula para que todos possam olhar e sentir a segurança de que eles se encaixam lá.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...