Mais
×

Jogos para crianças do quinto ano se divertirem durante dias chuvosos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os alunos do quinto ano estão se preparando para entrar no mundo do Ensino Fundamental II, onde os seus dias serão composto de aulas sólidas, sem grandes intervalos além do almoço. Eles vão precisar de muita atividade física e entretenimento para se manterem motivados e atentos. Se está um dia chuvoso e os alunos devem ficar dentro da sala, mantenha-os entretidos com jogos cativantes que exercitam as crianças tanto física quanto intelectualmente.

Não deixe a chuva estragar seu dia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

"Heads Up Seven Up"

Quando sua classe estiver inquieta e barulhenta durante um dia chuvoso, "Heads Up Seven Up" pode sossegar os alunos por algum tempo. Escolha sete estudantes para ficar na parte da frente da sala. Peça a todos os outros alunos para deitarem a cabeça sobre a mesa com um polegar levantado. Quando tudo estiver pronto, deixe as sete crianças escolherem um jogador que esteja com a cabeça abaixada. Os sete jogadores empurram para baixo o polegar de cada criança sentada e voltam para a parte da frente da sala. Os alunos com os polegares para baixo têm que adivinhar quem os escolheu. Caso acerte, o aluno que pressionou o polegar é substituído pela pessoa que escolheu.

Escrevendo uma história

Escrever uma história por etapas é uma brincadeira bem estruturada, que ensina as crianças a improvisar, proporcionando entretenimento quando elas não podem sair de casa. Escreva o primeiro parágrafo de uma história e passe-a para um de seus alunos. Ela tem quatro minutos para escrever um segundo parágrafo para continuar a história antes de passar para outro aluno. Deixe o papel a circular pela sala de aula uma vez. Leia o conteúdo da história para si mesmo e, em seguida, compartilhe-o em voz alta.

Telefone sem fio

A brincadeira do telefone sem fio ensina às crianças como as palavras e histórias se distorcem ao longo do tempo. Ela também é ótima para manter os alunos quietos. Tire as mesas do caminho e peça para que as crianças sentem em círculo. Escolha uma criança para começar o jogo. Peça-lhe para pensar em uma palavra sem falar em voz alta. Assim que a palavra for escolhida, peça para que o aluno diga a palavra no ouvido de quem estiver sentado ao seu lado. Os alunos devem dizer a palavra no ouvido do companheiro ao lado até que todos no círculo tenham escutado. A última criança a ouvir a palavra deve dizê-la em voz alta. A primeira criança confirma se a palavra está certa ou se foi distorcida com a evolução do jogo.

"Congelar e ação"

Crianças do quinto ano anseiam por atividades físicas e confiná-los em um cômodo pequeno em um dia chuvoso pode deixá-los agitados. A brincadeira "Congelar e ação" permite que elas saiam de seus assentos e desfrutem de alguma atividade física. Dois estudantes começam a atuar em uma cena. A qualquer momento, um outro estudante grita "congelar". Os atores devem ficar parados. A criança que iniciou o congelamento toma o lugar de um dos atores, assumindo a sua posição. Quando a criança estiver pronta, ela diz "ação" e retoma o ato, mas com um novo enredo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article