Jogos para desenvolver habilidades de comunicação com crianças

Escrito por erin sawyer | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para desenvolver habilidades de comunicação com crianças
Trabalhar em conjunto para resolver um quebra-cabeça ajuda as crianças a aprender a se comunicar de forma mais clara (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A comunicação eficaz é uma habilidade essencial na vida. Não importa o trabalho, o ramo ou círculo social, todos devem ser capazes de expressar com precisão e eloquentemente os seus pensamentos e sentimentos. Até mesmo crianças podem aprender habilidades básicas de comunicação, dando-lhes uma boa base para a aprendizagem futura. Fazer um jogo de construção de habilidades de comunicação torna o aprendizado divertido e eficaz.

Outras pessoas estão lendo

"Telefone sem fio"

Use o clássico jogo de "telefone sem fio" para introduzir as crianças ao conceito de mal-entendidos e como uma história pode se transformar. Coloque as crianças sentadas ou em pé em um círculo. Comece o jogo, sussurrando uma frase como: "Maria foi ao parque com o seu cão na terça-feira" no ouvido da primeira criança. As crianças devem então sussurrar a frase por todo o círculo, e só estão autorizados a pedir por repetição uma vez. A última criança anuncia o que pensa que ouviu, geralmente com resultados cômicos.

"Amarrados em nós"

"Amarrados em nós" constrói habilidades de comunicação e trabalho em equipe, uma vez que as crianças devem trabalhar juntos para resolver o enigma. Divida as crianças em grupos de números pares de oito a 10 e coloque todos em um círculo. Instrua cada criança a atravessar a mão direita sobre a esquerda pelos pulsos e pegar a mão de duas pessoas diferentes. As crianças devem então trabalhar juntos para desvendar o nó humano sem largar as mãos uns dos outros, este processo geralmente envolve uma série de torções, passando por cima uns dos outros e esquivando-se sob os braços das pessoas. Depois, discuta o que funcionou e o que não, e faça as crianças debaterem idéias para resolver o nó, comunicando de forma mais eficiente.

"Guia"

Este jogo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação verbal e ensina as crianças a importância de instruções precisas. Configure uma pista de obstáculos simples, usando cadeiras, caixas de sapato e outras coisas que exijam pisar em torno e sobre. Coloque as crianças em pares e vende um membro de cada equipe. A outra criança deve então guiar o seu parceiro através do labirinto usando apenas comandos verbais como "Vire à direita e dê dois passos" ou "abaixe e ande para frente." Reorganize o labirinto e troque os parceiros depois de todos terem tentado o labirinto.

"Charadas"

O clássico jogo "Mímica" pode ensinar as crianças sobre a comunicação não-verbal. Peça aos alunos que venham um de cada vez e dê-lhes algo para imitar. Para a garotada, tente emoções como feliz ou com medo, ou peça para eles imitarem vários animais. As crianças mais velhas podem tentar conceitos mais difíceis, como "pegando a correspondência" ou "assando biscoitos". Depois do jogo, discuta como diferentes sinais de linguagem corporal implicam diferentes emoções e ações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível