Jogos divertidos para as aulas de Educação Física

Escrito por benjamin gerkensmeyer | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos divertidos para as aulas de Educação Física
Um pouco de competição pode ser muito divertida na aula de Educação Física (Mike Powell/Lifesize/Getty Images)

A educação física é uma parte importante do dia escolar. Ela ajuda a esvaziar a mente, fortalecer os músculos, tonificar o corpo e desenvolver a autoestima. A aula de Educação Física não tem que ser só de polichinelos e corridas. Tornar a aula divertida e interativa com jogos é uma ótima maneira de prender a atenção das crianças e garantir que todas aproveitem os exercícios. Quanto mais diversão cada aluno tem durante a aula, mais ansiosos ficarão para voltar.

Outras pessoas estão lendo

Cabo de guerra para quatro

Este não é o jogo de cabo de guerra comum. Em vez de opor dois grupos de crianças um contra o outro, tornaremos o jogo um pouco mais interessante colocando quatro equipes, todas umas contra as outras. Você não precisará de nada mais do que duas cordas longas para o jogo.

Basta amarrar as cordas uma à outra no meio para obter quatro extremidades separadas, mas ligadas pelo centro das cordas. Depois de dividir as crianças em quatro equipes, coloque uma equipe na ponta de cada uma das quatro cordas e deixe a batalha começar. Ao contrário do cabo de guerra regular, que se baseia principalmente em força, o cabo de guerra para quatro exige que cada equipe crie e empregue táticas a fim de ganhar o jogo.

Corrida chimpanzé

Este é um jogo divertido que fará os corações das crianças acelerarem após algumas voltas. A corrida necessita de uma linha de partida e de chegada, e de algumas equipes de 5 a 10 pessoas cada. Enfileire cada equipe na linha de partida. A primeira criança de cada equipe se curva para a frente e agarra os tornozelos. Quando o apito soar, cada criança ficará nesta posição e andará o mais rápido que puder até a linha de chegada e depois fará o caminho de volta. Quando um membro da equipe chega e toca o colega, este pode ir. A equipe cujos membros terminarem primeiro ganha o jogo.

Jogo da larva

Este jogo é apropriado para ser feito em equipes ou individualmente. Você precisará de vários copos de papel e um pouco de água ou areia. Cada criança começa deitada de bruços, com um copo cheio até a metade com água ou areia em suas costas. O objetivo é percorrer o caminho como um verme até a linha de chegada. Se o copo virar, eles têm que começar tudo de novo. A primeira pessoa que atravessar a linha de chegada ganha o jogo. Esse se torna um jogo divertido de verão ao ar livre quando a água é utilizada.

Cavalo de guerra

Este é um jogo desafiador e que fortalece os músculos da perna e melhora a coordenação motora ao mesmo tempo. Divida as crianças em duplas e faça com que as elas fiquem uma de frente para a outra. Em seguida, peça que se agachem no chão. Quando o apito iniciar o jogo, o objetivo será derrubar a outra pessoa no chão primeiro. Este jogo requer que as crianças usem os músculos da perna para ter estabilidade, enquanto eles usam seus cérebros para descobrir como torcer, puxar ou mover o seu adversário o suficiente para fazê-lo tombar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível