×
Loading ...

Jogos divertidos para ensinar medidas

Atualizado em 07 abril, 2017

Os jogos são uma ferramenta útil para fazer com que os alunos pratiquem suas habilidades de uma forma agradável e envolvente. Ao ensinar sobre as medidas, use jogos para animar os estudantes sobre medições e veja as aplicações no mundo real. Pratique a medição com os alunos, trabalhando com objetos físicos que eles usam em suas vidas diárias.

Os jogos ajudam a tornar as medições mais divertidas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Caça das medidas

Essa atividade faz com que os estudantes praticam suas habilidades com medidas em objetos não convencionais. Dê aos estudantes uma lista de medidas, como "60 cm", "45 cm" e "18,5 cm". Dê a cada estudante uma régua e peça que saiam na caçada das medidas pela sala para encontrar objetos que se encaixem nas medidas. A caçada pode ser expandida pela escola se não existirem objetos na sala o suficiente para medir.

Loading...

Qual é a área?

As ajudas físicas ajudam os estudantes jovens a entenderem os conceitos de medições. Para esse jogo, explique aos estudantes que o conceito de área pode ser imaginado ao pensar sobre como muitos blocos cabem dentro do objeto que estiver medindo. Dê aos estudantes blocos de 2,5 por 2,5 cm e demonstre a eles como encontrar a área de objetos lisos ao cobri-los com os blocos de 2,5 cm. Peça aos estudantes para explorarem a sala de aula e medirem a área de vários objetos diferentes que encontrarem.

Verifique a temperatura

Os estudantes que estão estudando as medidas devem entender as diferentes maneiras de como as medidas afetam nossas vidas diariamente. Para a atividade, crie um gráfico de temperatura para cada dia da semana e compre um termômetro grande e legível para a sala. A cada dia, peça aos estudantes verificarem a temperatura e cortarem grandes tiras vermelhas para colocar no gráfico de temperatura para indicar a temperatura desse dia. Diga aos estudantes para revezarem verificando o termômetro e marcarem os resultados.

Meça-me!

Esse jogo interativo ensinará os alunos a encontrarem as medidas de seus colegas. Entregue aos estudantes uma tabela com várias medidas para obter como comprimento do braço, da perna, envergadura dos braços, largura do rosto, altura da cabeça e altura total do corpo. Também dê aos estudantes fitas métricas e junte-os em pares para tomar as medidas um do outro. Crie um gráfico da sala mostrando a variedade de cada medida de todos os alunos quando acabarem como, por exemplo, o comprimento de seus braços.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...