×
Loading ...

Jogos divertidos para ensinar números ordinais

Atualizado em 20 julho, 2017

Ler e escrever números ordinais pode ser um desafio, especialmente quando as crianças lidam pela primeira vez com conceitos posicionais. Não importa a idade de seus alunos, eles ficarão empolgados em aprender sobre números ordinais se você incorporar alguns jogos em seu plano de aulas. Certifique-se de que todos tenham aprendido e praticado os números cardinais antes de apresentar os ordinais. Jogos de números ordinais podem ser adaptados a alunos bem novos que estejam apenas aprendendo conceitos posicionais e àqueles que já estiverem mais avançados.

Jogos com números ordinais tornam o aprendizado divertido (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Bingo dos números ordinais

O velho e conhecido jogo do bingo é uma ferramente divertida para ensinar os alunos a reconhecer as formas diferentes de representar os números ordinais. Crie cartelas de bingo nas quais estará escrita uma variedade de números ordinais, alguns por extenso e outros em numerais. Inclua especialmente aqueles que tendem a causar confusão. Providencie cartelas e pequenos objetos para cobrir quadrados. O primeiro aluno a completar uma linha, seja vertical, horizontal ou diagonal, vence. A classe decide se a cartela vencedora é valida.

Loading...
O bingo é um ótimo jogo para ensinar conceitos de matemática (Creatas/Creatas/Getty Images)

Onde está ________?

Faça um chapéu de papel com a pergunta "Onde estou?" Explique à sala que todos participarão de um jogo de números e a pessoa designada colocará o chapéu. Organize os alunos em pé ou sentados em uma linha reta e deixe-os contar, da esquerda para a direita, usando números ordinais. Escolha um aluno para vestir o chapéu e ficar atrás da linha. O aluno escolhe um lugar dentre outras duas crianças para entrar na linha e o professor pergunta "Onde está ele?" O primeiro que identificar corretamente a posição do aluno usando um número ordinal será o próximo.

Colocar um chapéu bobo deixa o jogo mais divertido (Comstock/Comstock/Getty Images)

Jogo com bola

As crianças devem formar um grande círculo. Jogue uma bola para alguém e diga um número ordinal. A pessoa que pegar a bola deve identificar o número ordinal que virá em seguida. Se ela acertar, joga a bola para outro aluno enquanto diz o número ordinal que escolheu. Se a resposta estiver incorreta, o receptor da bola deve se sentar. Continue até que apenas uma criança fique em pé. Para crianças maiores, aumente a dificuldade ao pedir que quem receber a bola diga dois números ordinais a mais ou a menos do que o falado pelo atirador.

Jogo da memória

Separe a sala em duplas e de a cada uma 20 cartas -- 10 com números ordinais escritos em numerais e 10 com números ordinais escritos por extenso. As cartas devem ser embaralhadas e colocadas lado a lado em frente aos jogadores. O primeiro jogador vira uma carta e depois a coloca de volta. O mesmo jogador vira uma segunda carta e, se a combinação estiver correta, fica com as cartas e joga novamente. O jogo continua assim até que todas as cartas tenham sido recolhidas. O jogador com mais pares de cartas vence.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...