Mais
×

Jogos divertidos para manter profissionais de call centers motivados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Call centers são centros onde ocorrem o contato do cliente com um representante da empresa e alguns tipos de ligações -- como resolver erros em contas ou problemas nos produtos -- podem ser extremamente estressantes e desencorajadoras. Para combater isso, é o trabalho do gerente ou do supervisor de vendas manter seus empregados motivados a vender produtos e serviços. Dito isso, como eles não podem sair para atividades ao ar livre, você deve levar o espírito de diversão e competitividade saudável ao ambiente de trabalho com alguns jogos motivacionais.

Manter seus empregados motivados e em bom estado de espírito é função do gerente (Victor Holguin/Demand Media)

Passe o urso

Introduza um novo mascote para os seus representantes de vendas, dando preferência a algum animal com aparência engraçada, como um grande urso de pelúcia. Passe o mascote pelo ambiente como uma medalha, mudando, de hora em hora, para o empregado com o maior número de vendas ou de chamadas atendidas. Aquele que tiver o urso durante o maior período no dia pode ser beneficiado com um prêmio especial, como uma barra de chocolate ou um vale para um restaurante local.

Pista de corrida

Coloque um quadro em algum lugar do call center que todos funcionários possam ver. No quadro, coloque um jóquei montado em um cavalo de diferentes cores para cada um de seus representantes. Desenhe uma linha de partida e uma de chegada e posicione os animais no começo da pista. A linha de chegada deve representar alguma meta, como uma cota a ser batida ou chamadas atendidas e, conforme os representantes se aproximam da cota, mova os animais. O primeiro a chegar ao final da pista deve receber um pequeno prêmio.

Manter um clima de competição saudável melhora o desempenho dos seus funcionários (Victor Holguin/Demand Media)

Caixa de brinquedos

Quando trabalhando em um call center, é fácil se sentir acorrentado à sua cadeira e uma boa opção para diminuir o tédio é passar uma caixa com brinquedos para os representantes usarem enquanto resolvem uma chamada estressante. Dentre as opções, estão as bolas antiestresse, miniquadros negros, pequenas bonecas, bolas vibrantes, etc. Evite brinquetos para mais de uma pessoa ou que façam barulho para não gerar distrações, dando preferência a objetos silenciosos e que provoquem sorrisos. Por último, lembre-se sempre de mantê-los limpos, usando desinfetante ocasionalmente.

Passe a nota

Presenteie seus representantes com uma nota de um, cinco ou dez reais. Para manter o jogo mais divertido, use uma nota falsa bem grande para representar o prêmio. A nota deve estar sempre com quem fez a última venda ou recebeu a última chamada, de maneira que, ao final do dia, o representante que realizar a última ação leva o dinheiro. Alternativamente, você pode dar a nota ao funcionário com maior número de vendas no dia e lembre-se de tirar uma foto do mesmo segurando a nota e colocar em um mural para todos verem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article