Jogos de arte divertidos para o primeiro dia de colégio

Escrito por nora zavalczki | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de arte divertidos para o primeiro dia de colégio
Pule introduções entediantes e faça jogos durante o primeiro dia (Creatas/Creatas/Getty Images)

O primeiro dia na aula de arte geralmente significa apresentar os estudantes ao programa e avaliar as habilidades de cada um. Para capturar a atenção dos alunos do Ensino Médio, você precisa achar meios criativos de fazer a transição entre as férias e as aulas escolares de forma menos abrupta e entediante. Jogos são uma forma divertida de se quebrar o gelo e também um meio para você aprender sobre seus estudantes e para os alunos se conhecerem uns aos outros.

Outras pessoas estão lendo

Desenho coletivo

Cole um pedaço grande de papel em uma parte vazia da parede da sala de aula e entregue a cada um dos estudantes giz de cera ou lápis coloridos. Explique que isto é uma atividade de desenho coletivo e que cada um dos alunos terá que contribuir. Escolha o tema para o desenho, que pode ser um animal impossível ou um lugar imaginário. Peça para um estudante desenhar um círculo, que será o corpo do animal. Mande outro aluno desenhar os pés do animal. Diga aos estudantes que eles também podem adicionar um fundo e outros elementos ao desenho. Alternativamente, permita que os alunos desenhem ao mesmo tempo e você pode observar as dinâmicas do grupo e como os estudantes se relacionam uns com os outros. Essa tarefa também permitirá que você determine os fortes de cada estudante.

Desenho de cinco minutos

Conheça mais sobre seus estudantes dando a eles uma tarefa de cinco minutos na qual eles têm que esboçar um objeto ou animal que o definam. Peça a cada aluno que venha à frente da classe e explique o seu desenho e o porquê de ele ter escolhido aquele objeto ou animal. Pode ser de ajuda o fato de você trazer um projetor e ampliar cada esboço, para que todos na classe vejam o desenho. Permita que a classe faça perguntas para cada estudante. Essa tarefa deixa que você acesse as habilidades de desenho de cada aluno e ajuda os estudantes a aprender mais uns sobre os outros.

Rabiscando

Dê aos estudantes um pedaço de papel e diga a eles que irá ler um conjunto de instruções e que eles têm que fazer rabiscos seguindo as instruções. As instruções podem incluir "Desenhe um círculo", "Trace uma reta" e "Faça quatro pontos". Repita-os se necessário, mas não dê dicas adicionais em relação ao que os estudantes têm que fazer. Não permita que os alunos olhem para os trabalhos do vizinho até que você termine de ler todas as instruções. Mostre os trabalhos de cada um e fale sobre suas similaridades, diferenças e seus significados.

Desenho Round-Robin

Arrume os assentos em um círculo e dê a cada um dos estudantes um pedaço de papel. Cada estudante deve desenhar por três minutos, depois dos quais ele deve passar o papel para o estudante sentado ao lado dele. Continue e passe o papel para que cada estudante possa desenhar em cada pedaço de papel. Junte todos os desenhos e analise cada um à frente da sala. Fale sobre composição, cores e criatividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível