Jogos divertidos sobre boa higiene para turmas de jardim de infância

Escrito por elizabeth smith | Traduzido por israel jeffman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos divertidos sobre boa higiene para turmas de jardim de infância
Transforme a hora de lavar as mãos em um jogo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Quando as crianças são pequenas, higiene pessoal pode ser um problema. Para consolidar o aprendizado, ensine sobre higiene o mais cedo possível. Sendo um professor do jardim da infância, você pode planejar jogos que ajudem a sua turma a aprender sobre a higiene apropriada, envolvendo os alunos diretamente. Quando as aulas são divertidas, fica mais fácil para as crianças lembrarem de cuidar de si mesmas.

Outras pessoas estão lendo

Despertador para lavar as mãos

Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças, sigla em inglês), é preciso lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos. Proponha um jogo que ensine as crianças sobre lavar as mãos utilizando um despertador para mantê-las interessadas. Compre um despertador com cores vibrantes, com um grande sino e coloque-o para despertar após 30 segundos. Coloque a criança em posição e programe o despertador. A criança deve começar a esfregar as mãos vigorosamente, produzindo bastante espuma. Assim que o o despertador tocar, o aluno deve mover-se para outra pia e enxaguar as mãos e logo depois secá-las, enquanto o próximo se posiciona na pia. Para deixar o jogo mais divertido, você pode despejar um pouco de purpurina nas mãos dos alunos para ver quem foi que lavou as mãos com mais cuidado.

Verdadeiro ou Falso

Para um jogo em que as crianças se envolvam e falem bastante, jogue verdadeiro ou falso. Escreva questões simples sobre higiene que sejam fáceis para uma criança no jardim da infância responder. Inclua tópicos sobre lavar as mãos, escovar os dentes ou com que frequência se deve tomar banho. Reúna seus alunos em uma roda e leia as questões. Peça para as crianças gritarem "verdadeiro" ou "falso."

Escovando o ovo

Cozinhe ovos e coloque-os em um prato com refrigerante. Deixe-os ali por um dia, depois peça para cada criança pegar um ovo. Fale sobre a descoloração e como o refrigerante e a comida possuem o mesmo efeito nos dentes. Entregue uma escova com pasta de dentes e peça-lhes que "escovem" o ovo para ver como fica limpo. O processo de visualização do ovo sujo ficar limpo pode ser um exemplo poderoso para a importância de escovar os dentes. Ao final da atividade, compare os ovos e veja quem tem aquele mais limpo. Você pode falar sobre técnicas de escovamento para reforçar a aula.

Espalhando germes

Não é raro ver crianças pequenas tossindo ou espirrando nas suas mãos e, então, continuar a fazer suas coisas sem lavá-las. Para um jogo divertido, limpe minuciosamente o banheiro da sala de aula e cubra o vaso com um saco de lixo. peça para as crianças fingirem um espirro e esguiche tinta lavável nas suas mãos para representar os germes. Então, peça para eles irem ao banheiro e pegar objetos que você colocou lá previamente. As crianças irão ver como os "germes" serão transmitidos facilmente de objeto para objeto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível