×
Loading ...

Jogos de dribles de basquete

Atualizado em 23 março, 2017

O basquete foi criado nos Estados Unidos em 1891, e desde então tem ganhado popularidade em vários outros países ao redor do mundo. É um dos maiores jogos de bola, em destaque nos jogos olímpicos e mundiais. O jogo de basquete utiliza várias habilidades, como o disparo, o bloqueio, a recuperação, o passe e o drible. Drible se refere ao ato de bater a bola repetidamente contra o chão enquanto se move para cima ou para baixo na quadra, ou enquanto manobra para passar ou arremessar a bola. Existem vários jogos que podem ser usados para melhorar o drible de um jogador e as habilidades de manipulação da bola.

O drible desempenha um papel central no basquete (basketball image by jimcox40 from Fotolia.com)

Bandeiras

Esse jogo é jogado por dois ou mais jogadores que recebem duas bandeiras e uma bola. Uma bandeira será colocada em um lado do cós do jogador, e a segunda bandeira no outro lado. Os jogadores devem proteger suas bandeiras enquanto driblam a bola, e um jogador que perde ambas as bandeiras e sua bola é eliminado. Um jogador pode perder sua bola quando o adversário roubá-la ou quando ele próprio arremessar para fora dos limites. Apenas um jogador que tenha uma bola pode jogar a bola de um outro jogador para fora, e só um jogador que não tenha bola, mas tenha pelo menos uma bandeira, pode roubar a bola de outro jogador. Apenas um jogador que tenha uma bola pode pegar a bandeira de outro jogador.

Loading...

O último homem

Esse jogo também precisa de dois ou mais jogadores que vão ficar cerca de 20 pés de onde as bolas estão colocadas. O número de bolas necessárias é um a menos que o número de jogadores. Após o início, os jogadores irão correr e roubar a bola do jogo, e então driblar. Haverá um jogador que não conseguirá pegar uma bola, e ele pode roubar a bola de outros jogadores dentro de um tempo determinado. Quando o tempo passar, o jogador que não conseguir uma bola é eliminado. O jogo continua removendo uma bola e repetindo o jogo até que reste apenas um jogador vencedor com a última bola.

Luz vermelha ou luz verde

Cada pessoa que participa no jogo pega uma bola e fica em uma das extremidades da quadra. O árbitro ficará em uma das extremidades da quadra e exclamará "luz verde" ou "luz vermelha". Quando a "luz verde" for anunciada, os jogadores correm enquanto driblam em direção ao árbitro. Quando "luz vermelha" for anunciada, os jogadores devem parar e colocar um pé sobre o topo de suas bolas. Os jogadores que tiverem suas bolas ainda em movimento receberão uma penalidade e voltarão uma distância determinada. O árbitro continua a anunciar "luz vermelha" ou "luz verde" até que um jogador alcance-o.

A cobra

Essa variação dom jogo "siga o líder" é geralmente jogada em grupos de três, o primeiro jogador é atribuído a "cabeça", o segundo é o "corpo", e o terceiro é o "chocalho". A "cabeça" e o "chocalho" não carregam a bola, enquanto o "corpo" tem uma que ele precisa para driblar enquanto segue a "cabeça". Quando o jogo começa, a "cabeça" se move em várias velocidades e em diferentes direções, que o "corpo" e o "chocalho" devem seguir. Quando o árbitro dá um sinal, o "corpo" passa a bola para o "chocalho" que agora de torna o novo "corpo". O primeiro "corpo" agora se torna a cabeça e a primeira "cabeça" se move para o final e se torna o "chocalho".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...