Jogos educacionais sobre subtração com agrupamento

Escrito por michael larkin | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos educacionais sobre subtração com agrupamento
O agrupamento se torna necessário quando os alunos começam a fazer cálculos com números que têm mais de um dígito (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

"Agrupamento" é um conceito que os alunos geralmente aprendem no segundo ou no terceiro ano. Ele pode ser usado tanto em adição como em subtração. Na subtração de estilo vertical, o agrupamento é necessário quando o estudante deve "pegar emprestado" da coluna de dezenas, centenas ou superior para ser capaz de subtrair o número necessário a partir da próxima coluna menor. Há uma série de jogos disponíveis que você pode fazer os alunos jogarem para ajudá-los a entender o conceito.

Cubos numéricos

Forme pares com os alunos e dê a cada dupla um conjunto de dados ou cubos com números (dados com números nas laterais em vez de pontos). Peça a um dos alunos para rolar os cubos e anote um número de dois dígitos, utilizando cada um dos dois valores nos cubos. Qualquer número pode ser utilizado em qualquer das posições de dezena ou unidade. Peça ao outro estudante para repetir o processo e escolher um número que seja menor do que o primeiro. Depois de ter escrito o segundo número, faça-os discutir se precisam ou não usar o agrupamento para resolver o problema e por quê. Então deixe-os resolver.

Jogo do trem

O site Dositey oferece jogos grátis educacionais em Flash e Java para os alunos. Um dos jogos direciona os estudantes através do processo de agrupamento, apresentando problemas de subtração simples nas laterais dos trens. Uma mão animada aponta para o que o aluno precisa fazer a seguir para resolver o problema e uma bolha de texto diz o porquê. Uma vez que o aluno tenha concluído um problema com sucesso, o trem se move e outro toma o seu lugar.

Banqueiro

Separe os alunos em grupos e designe um deles como o banqueiro. Dê ao banqueiro um punhado de moedas de um centavo e a todos os outros cinco, moedas de dez centavos. Peça aos alunos para que se revezem lançando um dado. O objetivo é livrar-se de todo o dinheiro, mas eles só podem se livrar do número de centavos correspondentes ao valor que rolar. Uma vez que só têm moedas de dez centavos, eles vão ter que trocá-las por moedas de um centavo do banqueiro para conseguir isso. Depois de terem passado por algumas rodadas, terão as moedas de um e dez centavos e terão que determinar quando terão que "agrupar" e quando não.

Subtração com jujubas

Preencha ovos de Páscoa de plástico ou outros recipientes pequenos com 10 jujubas. Escreva um problema de subtração que requeira o agrupamento. Peça aos alunos para organizarem os recipientes e liberarem as jujubas para formar o número mais alto (42, por exemplo, seria quatro recipientes e duas jujubas soltas). Então eles têm que subtrair o segundo número das jujubas. Eles vão descobrir que têm que pegar "emprestado" um dos recipientes e abri-lo para terem jujubas suficientes na coluna das unidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível