Jogos para ensinar vocabulário sobre animais a alunos de ESL (english as second language, inglês como segundo idioma)

Escrito por brian gabriel | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para ensinar vocabulário sobre animais a alunos de ESL (english as second language, inglês como segundo idioma)
Estudantes de inglês podem aprender nomes de animais jogando jogos competitivos e divertidos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Se você estiver levando seus alunos de ESL (english as second language, inglês como segundo idioma) para o zoológico ou mesmo se apenas quiser melhorar o vocabulário deles, usar jogos pode ser uma maneira gratificante e divertida de ensinar os nomes dos animais. Os jogos de vocabulário de animais podem ser jogados tanto por adultos quanto por alunos mais jovens, utilizando imagens para os mais jovens e os nomes dos animais para os mais velhos. Ensine seus alunos de inglês os nomes dos animais jogando diferentes jogos para ajudá-los a lembrar dos nomes.

Outras pessoas estão lendo

Jogos Ativos

Use jogos que exijam movimento para ensinar aos alunos que aprendem mais fácil utilizando cinestesia. Por exemplo, ajude as crianças a jogar "mata-mosca". Escreva vários nomes de animais no quadro e coloque duas cadeiras ao lado do quadro, cada uma com um mata-mosca sobre ela. Ajude os alunos a formar dois grupos e deixe 1 integrante de cada time sentado em uma das cadeiras, voltados para o lado oposto ao quadro e com o mata-mosca em mãos. Grite o nome de um animal que esteja no quadro. O primeiro aluno que acertar o animal correto com o mata-mosca ganha um ponto para seu time, sendo que somente uma batida é permitida por rodada. Se nenhum dos alunos acertar o animal, nenhum dos times ganha o ponto da rodada. Os alunos mais novos, que não conhecem o alfabeto, podem jogar este mesmo jogo se você usar imagens dos animais em vez de escrever seus nomes.

Jogos de Audição

Jogos auditivos podem ajudar as crianças a focarem-se na lição. Ouvir os sons que cada animal faz e imitá-los pode ajudar alunos de inglês a aprender os nomes dos animais. Prepare-se para jogar "Vozes Animais" encontrando ou criando cartões. Esses cartões podem ter fotos ou palavras, dependendo das habilidades dos alunos. Você precisará de pelo menos dois cartões de cada animal. Coloque os cartões com a face virada para baixo, e faça com que os alunos escolham uma carta. Cada um fica com sua carta e se separam pela sala. Cada aluno deve imitar o som de seu animal, e procurar um colega que faça o mesmo som. O último aluno a encontrar seu par — ou os últimos alunos, caso a turma seja grande — são eliminados do jogo. Faça com que escolham um novo cartão para a próxima rodada, até que haja um ganhador ao final. Assegure-se de que todos os animais estão com seu par em cada rodada.

Cante com seus alunos uma música que tenha os sons que os animais fazem, como "Old MacDonald" ou "Animals" de Richard Graham. Essas canções exigem que o aluno imite os sons de diferentes animais, o que reforça o vocabulário.

Jogos de Soletrar

Tente reforçar o conhecimento de alunos mais velhos utilizando jogos de soletrar. Um exemplo de jogo é o ABC Animal. Existe pelo menos um animal com cada letra do alfabeto, como por exemplo, "Aranha" com A e "Zebra" com Z. Forme um circulo, e peça ao primeiro aluno o nome de um animal que comece com a primeira letra do alfabeto. O próximo deve dizer o nome de um que comece com B. Continue até terminar o alfabeto, uma letra por vez. Se os alunos não conseguirem lembrar de um animal com a letra de sua rodada, serão eliminados do jogo. O vencedor é o último aluno que restar, mas ele deve falar conseguir falar o animal de sua última rodada para ser declarado vencedor.

Ajude as crianças a formar grupos para Soletrar em Equipe. Mostre uma foto ou desenho de um animal e as equipes devem soletrar o nome do animal, mas cada aluno da equipe deve dizer uma letra, da esquerda para a direita. Cada palavra soletrada corretamente vale um ponto para o time.

Jogos de Comparação

Mostre imagens de vários animais e diga os nomes das diferentes partes dos animais, como escamas, garras, chifres, pelos, asas, presas e patas (você pode criar folhas de exercícios com os nomes das partes dos animais para os alunos). Peça a um aluno para vir ao quadro. Diga o nome de uma parte do corpo dos animais, e peça à ele que encontre um animal que tenha essa parte. Podem haver várias respostas corretas para cada uma.

Uma variação desse jogo usa as habilidades dos animais em vez das partes do corpo. Mostre as imagens dos animais e grite habilidades, como velocidade, força ou capacidade de voar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível