Jogos para ensinar vôlei a crianças pequenas

Escrito por margo dill | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para ensinar vôlei a crianças pequenas
Crianças pequenas podem usar bolas de praia em jogos de vôlei (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Embora crianças muito novas possam não ter capacidade física para jogar vôlei com uma bola dura, uma rede do tamanho padrão e com as regras corretas, elas podem começar a aprender as técnicas que os auxiliarão neste jogo. Howie Weiss, autor de "Diversão, saúde física e habilidades: A poderosa abordagem dos jogos originais" e dono de um website dedicado às melhores práticas de educação física, descreveu ideias e atividades para ajudar crianças a partir de cinco anos de idade a desenvolver habilidades em vôlei com bolas de praia, balões e redes baixas. As crianças se divertem enquanto desenvolvem habilidades importantes e técnicas corretas.

Outras pessoas estão lendo

Vôlei com bola de praia

Um jogo que alunos podem praticar para aprender técnicas é o vôlei com bola de praia. Com este jogo, as crianças se dividirão em pequenos grupos (entre três e cinco alunos) com uma bola de praia para cada equipe. O objetivo do jogo é manter a bola no ar o maior tempo possível utilizando técnicas manuais de vôlei como passes com os dedos com os braços estendidos sobre a cabeça. Pode ser jogado de três formas diferentes. Você pode pedir aos alunos para ver quanto tempo seu grupo consegue manter a bola no ar, seja contando o número de passes dados até a bola cair ou contando o tempo. Você também pode fazer todos os grupos começarem ao mesmo tempo para ver qual equipe mantém a bola no ar por mais tempo. Outra variação é colocar uma rede baixa entre o grupo para que joguem a bola por cima dela. O importante é que você circule em meio aos grupos, observe os alunos e ajude-os com suas técnicas enquanto jogam.

Não deixe cair

"Não deixe cair" é muito semelhante ao vôlei com bola de praia, exceto que este é um jogo individual onde os alunos podem desenvolver melhor diferentes técnicas manuais de vôlei como manchete, saques e cortes. Dê aos alunos uma bola macia, de praia ou um balão, dependendo da sua idade e grau de habilidade. Você pode disponibilizar os três tipos de bola para que as crianças experimentem com materiais diferentes. O jogo começa quando você diz "Já". Cada criança fica com uma bola e usa técnicas de vôlei para mantê-la no ar. Quando a bola cair no chão, as crianças devem se sentar. O vencedor é o jogador que mantiver a bola no ar por mais tempo. Você também pode pedir aos alunos para competir uns com os outros mantendo registros dos seus próprios tempos. Outra versão do jogo é fazer uma experiência e pedir às crianças que usem cada uma das bolas e decidam qual é mais fácil de manter no ar. Se você tem turmas grandes de Educação Física, pode dividir os alunos em pares e eles podem se revezar no uso do equipamento. Isso também ajuda se você tiver um espaço pequeno onde jogar. Crianças pequenas precisam de bastante espaço para jogos de vôlei quando estão aprendendo estas novas técnicas.

Saque e defesa em times

Uma das técnicas mais difíceis de se aprender em vôlei é o saque. Crianças pequenas aprendem a sacar por baixo, então você pode jogar "saque e defesa em times" para praticar técnicas de saque, o que vem de uma ideia de plano para aula do website PE Central. Cada criança terá um parceiro e uma bola macia ou de praia. Depois que os alunos praticarem saques e manchetes contra a parede, estarão prontos para jogar com os parceiros. Uma criança pega a bola e saca para seu parceiro, que então tenta segurá-la no ar. Cada vez que um dos parceiros sacar a bola e o outro pegar, o time ganha um ponto. O primeiro time a fazer dez pontos ganhará. Você pode fazer diversas variações deste jogo, como todos os times começarem ao mesmo tempo. Quando um time deixa a bola cair, estes alunos se sentam. O time que sacar e pegar a bola mais vezes ganha. Outra variação é que os times cumpram seus próprios desafios, criando metas de passes em um tempo determinado, como: "Faremos 10 passes em 8 minutos". Se os alunos vencerem o desafio, ganharão um adesivo no quadro ou outra pequena recompensa. Jogos de técnica de vôlei são divertidos e você pode adaptá-los para qualquer turma em quase qualquer faixa etária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível