×
Loading ...

Jogos da escola dominical para jovens mais velhos

Atualizado em 17 abril, 2017

A escola dominical é uma ótima oportunidade para indivíduos da mesma idade se encontrarem e obterem melhor entendimento sobre os princípios do Cristianismo. Compartilhar e rever as histórias da Bíblia, de livros e versículos é uma pequena parte da aula. Para jovens e adolescentes, a escola dominical também fornece uma chance de se misturar e fazer novos amigos. Jogos podem ser uma parte útil dessa experiência.

Encontro de jovens na escola dominical (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

As cores da vida

O jogo "As cores da vida" dá aos jovens a oportunidade de se conhecerem mais. Todos os participantes enchem as mãos de balas coloridas. Cada cor diferente de bala representa uma própria categoria. Por exemplo, verde é família, azul é escola, vermelho é Deus e amarelo é amigos. A quantidade de doces que está nas mãos dos jogadores é que ditará quantas jogadas ele tem. Sempre que for a sua vez, o aluno deve dizer um fato relacionado a uma das cores que ele tiver nas mãos. O jogo termina quando todos os jogadores não tiverem mais balas. Para um formato mais religioso, os jovens podem adaptar as cores das balas a diferentes livros da Bíblia e recitar os versículos.

Loading...

O jogo das partes do corpo

O jogo das partes do corpo estimula os jovens a desenvolver habilidades de comunicação e trabalhar juntos como um time. A ideia é que o "corpo de Cristo" abrange muitas partes e, somente quando as elas ficam juntas e tomam uma única forma pode-se cumprir um propósito. Antes da aula, escreva as partes do corpo em papéis adesivos. Divida as partes em menores e maiores, já que você não saberá quantos jovens estarão na classe. Para cinco ou seis jogadores, use somente as partes maiores; para 15 ou mais, inclua as partes secundárias, e para 16 ou mais, acrescente partes terciárias como dedos da mão, unhas das mãos, dedos do pé e unhas dos pés. Distribua as partes do corpo para os jogadores começando com as principais. Os jogadores circulam pela sala, procurando uns pelos outros, anunciando seus nomes e suas partes. Uma vez que encontrem as partes que se conectam fisicamente às suas, eles dão o braço representando um corpo completo. O jogo termina quando todas as partes estiverem no lugar certo.

Bingo quebra-gelo

O bingo funcionará melhor com um grupo maior de pessoas. Cada participante ganha uma cartela de aproximadamente 15 cm por 15 cm. Em vez de números, os quadrados da cartela devem possuir algumas palavras ou frases expressando uma experiência diferente ou descrição. Alguns exemplos podem ser: "nasceu fora do Brasil", "está usando uma camiseta azul" ou "tem mais de dois irmãos." Cada jogador deve encontrar a pessoa que corresponda às descrições e marcar nas suas cartelas adequadamente. O primeiro jogador a completar uma fileira grita "Bingo" e vence.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...