×
Loading ...

Jogos escolares de contar dinheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ensinar aos seus alunos como contar dinheiro é algo vital para o futuro deles. Todo mundo precisará contar dinheiro em algum momento da vida. No entanto, os diferentes tipos de moedas e notas podem ser confusos para crianças que estão começando. Use jogos de contar dinheiro para tornar a atividade divertida e ajudar seus alunos a dominarem essa tarefa difícil.

Ensine aos seus alunos como contar dinheiro (money, money, money image by easaab from Fotolia.com)

Pilha de dinheiro

Esse jogo ajudará os alunos a aprenderem como separar moedas e contá-las o mais rápido possível. Dê a cada estudante um montinho de moedas. Entre estas devem estar moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e até de um real, se conseguir. Faça cada montinho valer uma quantia diferente de dinheiro. Depois que você gritar "Vai!", seus alunos devem separar as moedas em montinhos diferentes. Eles devem fazer isso antes de contar o dinheiro ou podem ser desqualificados. Depois que eles separarem as moedas, eles devem empilhar cada tipo diferente. Eles podem usar várias pilhas se for necessário. Enquanto empilham, eles devem contar quantos centavos estão obtendo. Eles devem fazer apenas uma pilha de cada vez. Quando terminarem uma pilha, os alunos devem escrever o total de centavos e então seguir para a próxima. Depois de contarem todas as pilhas, eles devem somar os resultados e obter um total de Reais e centavos. O primeiro aluno que chegar ao total e estiver correto ganha.

Loading...

Conversão de dados

Os alunos devem entender como moedas diferentes interagem. Dê a cada criança um dado de cinco lados. Cada lado representa uma moeda diferente. O 1 é cinco centavos, o 2 é dez, o três é 25, o quatro é 50 e o cinco é um Real. O jogo é dividido em cinco rodadas. Para a primeira rodada, os jogadores precisam ganhar cinco centavos. Eles conseguirão isso tirando 1 nos dados. Cada rodada tem uma sessão no papel. Isso não só ajuda aos alunos a controlarem o próprio placar como pode ser checado no fim do jogo para ver se eles fizeram a contagem corretamente. Quando um jogador consegue cinco centavos, ele deve tentar 30 na próxima rodada. Eles podem conseguir isso ou com três 2, ou seis 1, ou um 5 e um 1, ou outras combinações. Depois de ganharem os 30 centavos, eles podem tentar ganhar 50, 70 centavos ou até um real usando combinações de dados. O jogador pode usar números de dados de rodadas anteriores. O primeiro a entregar um jogo correto ganha.

Jogo de compras

As crianças devem aprender a contar dinheiro na vida real. Esse jogo é perfeito para simular um ambiente real. Divida os alunos em dois grupos diferentes: os clientes e os vendedores. Dê a cada cliente 50 Reais de mentira. Dê aos vendedores a chance de inventarem algo para vender. Eles podem usar brinquedos ou objetos da sala de aula para funcionarem como produtos. Os clientes então levam o dinheiro às "lojas" e compram as mercadorias. Os vendedores devem determinar um preço justo para os produtos e devem se certificar de que os preços não sejam em números inteiros. Os vendedores dizem os preços aos clientes e estes devem dar a eles a quantia certa de dinheiro. Os vendedores também devem devolver o troco certo. Os clientes devem anotar a quantia que gastaram e devem tentar gastar o máximo possível antes do fim da rodada. No final, cheque os gastos de todos para ver se eles fizeram as contas corretamente. Mude os lados e faça os vendedores virarem clientes e vice-versa.

Loading...
Loading ...
Loading ...