Mais
×

Jogos para estimular o foco e a concentração dos adolescentes

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos adolescentes lutam para manter o foco e a concentração. Você pode ajudá-los a trabalhar essas habilidades jogando. Jogos interativos são um modo divertido para os adolescentes aumentarem a capacidade de foco e concentração. Organize uma variedade de jogos que ajudarão a mantê-los interessados e ir bem na escola e no trabalho. Você pode oferecer pequenos prêmios aos vencedores, para estimulá-los a dar o melhor de si.

Ajude adolescentes a terem foco e concentração com alguns jogos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Jogos com rítmo

Peça que sentem em círculo e selecione alguém para ir primeiro. O adolescente deve fazer uma ação, como bater palmas. O próximo adolescente do círculo deve bater palmas e fazer outra ação, como tocar o nariz. Cada jogador deve fazer as ações anteriores e adicionar uma nova. Se alguém cometer um erro ou fizer alguma ação fora de ordem, está fora do jogo. O último que sobrar vence a partida. Como alternativa, crie um padrão ritmado e peça que o adolescente o copie. Se copiar corretamente, recompense-o com algum prêmio.

Jogos da memória

Coloque diferentes moedas em uma mesa com um determinado padrão. Peça que os adolescentes olhem para as moedas por trinta segundos. Cubra as moeda e então dê a eles uma tigela de moedas. Os jogadores que conseguirem recriar o padrão ganham um prêmio. Torne o jogo mais desafiador adicionando mais moedas aos padrões ou permitindo que olhem por apenas quinze segundos. O jogo da memória, ou da concentração, em que tenta localizar os pares correspondentes de cartas, também os ajuda a construir as habilidades de foco e concentração.

Jogos de contar

Divida os adolescentes em duas equipes. Peça aos alunos que contem até dez em voz alta, mas apenas um pode falar de cada vez. Se dois jogadores falarem ao mesmo tempo, a equipe deve começar de novo. Os jogadores devem usar os olhos para focar e se comunicar com os outros, para decidir quem será o próximo. O primeiro time a chegar no "dez" ganha o jogo. Como alternativa, peça que todos os adolescentes sentem em círculo e contem até vinte do mesmo modo. Anote quanto tempo eles demoram para completar a tarefa. Cada vez que repetirem a contagem, estimule-os a quebrar o próprio recorde.

Jogos de palavras

Ensine aos adolescentes alguns trava-línguas para melhorar a concentração e o foco. Eles devem pensar sobre o que estão dizendo, enquanto estão dizendo. Por exemplo, peça que pratiquem, dizendo "em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros". Peça que continuem praticando. Quando estiverem prontos, fale para tentarem repetir cinco vezes o mais rápido possível. Se conseguirem sem falar sem errar, ganham um pequeno prêmio. Outro trava-língua possível é "a Lara agarra e amarra a rara arara de Araraquara" e "traga três pratos de trigo para três tigres tristes".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article