Jogos para idosos

Escrito por donna thacker | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para idosos
Os jogos podem ser divertidos para os idosos e para você (elderly lady image by pixelcarpenter from Fotolia.com)

Os idosos gostam de jogos quase tanto quanto as crianças. Só é preciso lembrar que alguns deles podem não ser tão ativos quanto outros, portanto, atenha-se a jogos em que todos tenham uma chance justa de jogar. Jogos de raciocínio são um ótimo método de manter a mente dos idosos alerta e ativa. Jogos simples que envolvam o uso das mãos podem ajudar com artrites. Qualquer que seja o jogo, o importante é torná-lo divertido.

Outras pessoas estão lendo

Risadas líricas

Encene um game show da TV em que é preciso adivinhar as palavras de músicas. Os idosos conseguem lembrar de músicas de muitos anos atrás, então encontre as músicas apropriadas. Coloque os jogadores sentados em um círculo e fique no centro com um gravador, como apresentador. Dê um pedaço de papel e um lápis a cada um para que marquem seus pontos.

Comece com uma pessoa e vá passando o círculo um por um. Toque músicas do tempo em que eram jovens. Pare a música após alguns segundos. Peça ou para que a pessoa da vez diga o nome da música ou para que cante a próxima parte. Se a pessoa acertar, ela deve anotar seus pontos. Se não, passe para a próxima pessoa e peça para que ela cante uma parte da música.

Este jogo traz aos idosos ótimas memórias das músicas que ouviam quando eram jovens e ajuda-os a exercitar suas mãos ao anotar os pontos. Mantenha o jogo animado e divertido. Pergunte quantos anos cada pessoa tinha quando ouviram a música pela primeira vez.

Faça a volta completa no círculo, tocando músicas diferentes da fita ou CD. Caso o grupo seja pequeno, você poderá fazer a volta várias vezes, até que comecem a enjoar do jogo. O prêmio pode ser o CD ou a fita das canções antigas que você estava usando. Eles gostarão do presente com suas músicas favoritas quase tanto quanto do jogo.

Bingo musical

Este jogo também é relacionado à música, já que os idosos gostam das músicas de seu tempo. Faça umas cartelas grandes para que se pareçam com cartelas de bingo. Use folhas de cartolina ou papelão de 20x25 cm. Desenhe as linhas com pincel atômico. Cartões grandes com linhas grossas e escuras farão com que seja mais fácil para que os idosos enxerguem o jogo.

No lugar de letras e números, preencha os quadrados com nomes de artistas antigos (como duplas de sertanejo de raiz ou cantores da velha guarda). Coloque os nomes em quadrados aleatórios e certifique-se que você tem uma música de cada artista.

O objetivo do jogo é tocar músicas para que os competidores marquem o artista que está cantando. Quando alguém completar linha, coluna ou a tabela deve gritar “Bingo musical!". Você pode dar a fita ou o CD que estiver usando como prêmio no final do jogo, ou jogar várias vezes e distribuir presentes simples, como CDs baratos de música ou livros. Os idosos se divertirão ouvindo as músicas e lembrando quão divertido foi ganhá-las.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível