on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Jogos de leitura e ortografia para alunos do ensino fundamental

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Aulas de ortografia para alunos do ensino fundamental I podem se tornar monótonas. Os professores geralmente se baseiam em técnicas tradicionais, como escrever palavras e usá-las em frases. Aulas de leitura focam em estratégias para aumentar a compreensão: normalmente, os alunos leem histórias e respondem a perguntas. Esses métodos são mais efetivos quando reforçados por atividades complementares. Jogos em sala de aula variam a rotina dos estudantes, permitindo que eles se divirtam enquanto aprendem.

Jogos ajudam alunos a melhorar suas habilidades de ortografia e leitura (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Soletrar em sequência

Os professores podem utilizar diferentes técnicas para este jogo. Em vez de competirem individualmente, os alunos são colocados em grupos e sentam-se na mesma fileira. O professor diz a palavra; a primeira pessoa da fila diz a primeira letra, a segunda pessoa diz a próxima e o jogo segue até a última letra ser dita. A pessoa que disser uma letra errada deixa o grupo e o próximo time ganha a chance de soletrar.

Alunos do ensino fundamental I vão adorar competições de soletrar. Os professores podem chamar grupos ou estudantes com habilidades similares para competirem entre si. Ambos encaram o quadro com marcadores em mãos, escutam a palavra dita pelo professor e depois escrevem o mais rápido que conseguirem. A primeira pessoa a escrever corretamente a palavra ganha a rodada. A competição segue até todos os alunos terem participado. O professor pode fazer um placar de resultados para determinar quais alunos ganharam mais rodadas.

Loading...

Leitura

Estudantes podem jogar para melhorar suas habilidades específicas de leitura. Para demonstrar a diferença entre fato e opinião, o professor dá a cada aluno dois cartões com as palavras "fato" e "opinião" escritas neles. Em seguida, lê frases de artigos de jornais e de notícias. Os alunos erguem o cartão com a palavra que eles acham que melhor descreve a afirmação.

A turma pode jogar "charadas" para aprender sobre dedução e visualização. O professor distribui os alunos em grupos de três ou quatro e dá a cada grupo um cartão com um cenário escrito, que pode ser retirado de um conto ou romance lido recentemente pela classe. Os grupos executam a cena sem falar, enquanto os outros grupos têm de adivinhar qual é a cena.

Jogos de internet

A Internet tem muitos sites que os alunos podem utilizar para melhorar suas habilidades de grafia e leitura. O site "Só Português" possui atividades interativas bastante focadas em tópicos da língua portuguesa, como o jogo dos advérbios, o jogo dos substantivos e o jogo de separar a sílabas. Há jogos que visam o exercício da formação de palavras e a ampliação do vocabulário, como o jogo da forca, e outros que focam em formar novas palavras de acordo com a lógica de uma palavra dada. Por fim, há um jogo cujo objetivo é descobrir quais palavras não estão de acordo com a grafia correta. Além de jogos educativos, o site contém links para materiais de apoio, exercícios resolvidos e erros comuns cometidos pelas pessoas, bem como uma área destinada a professores, que podem utilizar a vasta gama de ferramentas disponível em sites da Internet para oferecer ajuda exclusiva a alunos com dificuldade.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...