Jogos de matemática caseiros com caixas de sapato

Escrito por jeremy cato | Traduzido por aline fernandes
Jogos de matemática caseiros com caixas de sapato
Você pode utilizar caixas de sapato para fazer jogos educativos com os seus filhos (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

É importante que as crianças pequenas desenvolvam habilidades matemáticas o mais cedo possível. Elas continuarão a utilizar essas habilidades no decorrer de suas vidas acadêmicas e suas carreiras. Existem várias ferramentas comerciais no mercado projetadas para ajudar as crianças com habilidades matemáticas básicas, mas o que você realmente precisa para ajudar o seu filho é uma caixa de sapato. É possível criar diversos jogos de matemática para crianças com essa ferramenta.

Jogo do mistério

Para esse jogo, você precisará de uma caixa de sapato, um pacote de folhas de fichário, uma tesoura e uma caneta ou um marcador. Corte várias folhas de papel em quatro partes. O número de folhas necessário dependerá do número de questões de matemática que você quiser criar. Escreva um problema de matemática simples em cada um dos pedaços de papel. Coloque todos os pedaços na caixa de sapato. Peça para os jogadores se revezarem e retirar pedaços de papel da caixa sem olhar. Eles precisam resolver os problemas nos papéis escolhidos. Utilize esse jogo para ensinar habilidades básicas de matemática.

Frações

Esse jogo ensina as crianças sobre frações com o uso de caixas de sapato. Serão necessários dez ou mais caixas e diversos rolos de fita crepe. Você dará a cada criança uma caixa e um rolo de fita, em seguida dirá a cada uma para dividir a caixa em seções. Por exemplo, a primeira tarefa pode ser: "Separe a caixa em duas metades". As crianças devem pegar um pedaço de fita e passá-lo em volta do meio da caixa, dividindo-a ao meio. Continue a dar instruções, como terços, quartos e oitavos. Essa atividade mostrará às crianças como um inteiro pode ser dividido em frações.

Jogo de tabuleiro

O próximo é outro jogo de habilidades básicas de matemática. Só é necessária uma caixa de sapato para essa atividade. Você também precisa de uma tesoura, um marcador preto e três pedaços de papel. Remova a tampa e corte ao longo dos cantos da caixa para deixá-la plana. A caixa terá quatro lados e uma área grande no centro. Desenhe um sinal de mais no painel esquerdo e continue em sentido horário, desenhando um sinal de menos, de multiplicação e de divisão nos outros painéis. Corte as três folhas de papel em quartos e escreva os números de um a dez nos pedaços (um número por pedaço). Descarte os dois pedaços restantes. Para esse jogo, coloque um número na área central da caixa e um número ao lado dos quatro outros painéis. Os jogadores devem realizar os cálculos que virem. Troque os números conforme os problemas forem solucionados.

Jogo de área

O último jogo ensina às crianças como descobrir a área de um item. Você precisará de dez ou mais caixas de sapato de vários tamanhos, réguas (uma para cada criança), papel e lápis. Dê a cada criança uma régua, uma folha de papel e um lápis. A área de uma caixa tridimensional é representada pela seguinte fórmula: comprimento vezes largura vezes altura. Peça para as crianças calcularem a área de cada caixa o mais rápido que conseguirem.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível