Jogos de matemática divertidos para crianças entre 5 e 12 anos

Escrito por lily mae | Traduzido por marcella narvaes
Jogos de matemática divertidos para crianças entre 5 e 12 anos
Pratique habilidades enquanto brinca (balls image by vashistha pathak from Fotolia.com)

Entre as idades de 5 e 12 anos, o corpo e a mente de uma criança estão se desenvolvendo rapidamente. Os jogos proporcionam diversão para essa faixa etária, além de um meio de exercício físico e mental. Quer seja o pai ou um educador, você pode manter as crianças ativas e entretidas com uma variedade de jogos.

Cadeia esconde-esconde

Esse jogo, que é uma variação do clássico "esconde-esconde", proporciona desenvolvimento do controle motor grosso e solução de problemas, além de muitas risadas. Para jogar, uma pessoa é selecionada para ser o "pegador" e as outras crianças se escondem. O pegador conta até um certo número e em seguida, procura as crianças escondidas. Quando uma das outras crianças é encontrada, essa junta-se ao pegador pelos braços e juntos, eles devem encontrar outra pessoa. Cada um que for encontrado junta-se pelos braços com o pegador e os outros que foram encontrados, formando uma cadeia. A última pessoa que for encontrada pode escolher entre ser o pegador ou escolher quem será o próximo.

Bingo

O clássico "Bingo" é fácil de jogar e pode ser modificado para proporcionar o reforço de conceitos e habilidades educacionais diferentes para crianças de 5 a 12 anos. Compre um conjunto de cartas de "Bingo" de uma loja de brinquedos ou crie as suas próprias. Preencha cada quadrado com uma imagem, um número, uma palavra ou algo que deseja reforçar. Por exemplo, você pode preencher os quadrados com letras para reforçar seu reconhecimento para crianças mais novas e pode preencher os quadrados com frações ou problemas de multiplicação para crianças mais velhas. Crie um conjunto de cartões de chamada que correspondem às cartas de "Bingo". Aleatoriamente, selecione um cartão e diga às crianças para checarem quaisquer quadrados que correspondem com os cartões de chamada. A primeira pessoa a preencher uma linha vertical, horizontal ou diagonal ganha.

Boliche

Desenvolva a coordenação e pratique habilidades com um jogo de boliche. Escreva exercícios diferentes, letras, palavras ou qualquer outra habilidade que deseja reforçar em um conjunto de cartões de índice. Monte blocos de madeira em uma formação de pino de boliche e dê às crianças uma pequena bola. Mostre um cartão de índice ao jogador e se ele identificar corretamente o que está no cartão, ele pode jogar a bola nos pinos. Escreva quantos pinos ele derrubou e continue jogando até que todas as crianças tenham a oportunidade de jogar pelo menos cinco vezes. O jogador que derrubar mais pinos ganha o jogo.

Pegue a bola

Esse jogo não-competitivo desenvolve a coordenação entre mãos e visão e reforça habilidades diferentes. Reúna as crianças em um círculo. Segure uma bola e faça uma pergunta sobre um assunto que deseja reforçar. Jogue a bola e diga à pessoa que apanhá-la para responder o que perguntou. Por exemplo, para reforçar os opostos, você pode dizer a palavra "grande" antes de jogar a bola. A pessoa que apanhar a bola deve dizer "pequeno". Esse jogo pode ser modificado para atender todas as idades e níveis de habilidade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível