×
Loading ...

Jogos de matemática com linhas paralelas e perpendiculares

Atualizado em 23 março, 2017

Ensinar conceitos de matemática essenciais é frequentemente uma simples questão de repetição. Quanto mais vezes os alunos repetem ou aplicam um fato matemático, mais rapidamente eles aprendem e memorizam essas informações. Uma das melhores maneiras de incentivar a repetição é disfarçá-la em um jogo. Para memorizar a diferença entre linhas paralelas e perpendiculares, há várias atividades divertidas que um professor pode introduzir na sala de aula.

Use jogos para ensinar fatos matemáticos (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Trava línguas

Prepare um conjunto de 20 cartas, nomeando dez com um par de linhas perpendiculares e dez com um par de linhas paralelas. É melhor fazer todas as linhas semelhantes idênticas para que os alunos foquem-se na habilidade do jogo. Embaralhe as cartas e coloque o baralho virado para baixo. Vire a carta superior para que o aluno diga "paralelo" ou "perpendicular" dentro de três segundos. Se estiver certo, continue para a próxima carta. Caso contrário, será a vez de outra criança. Após os alunos conseguirem trabalhar bem por todo o baralho, faça uma competição para ver quem consegue terminar todas as cartas mais rapidamente.

Loading...

Linguagem corporal

Divida os alunos em equipes de duas pessoas. Quando um líder disser "paralelo" ou "perpendicular" os pares devem deitar no chão de forma paralela ou perpendicular um ao outro. A equipe mais rápida a deitar no chão corretamente será a líder na próxima vez.

Contando linhas

Desenhe uma forma na lousa. Os alunos ou equipes competem para contar o número de conjuntos de linhas paralelas e perpendiculares na forma. Por exemplo, um quadrado possui dois conjuntos de linhas paralelas e quatro conjuntos de linhas perpendiculares. Conforme os alunos melhoram, desenhe formas ou conjuntos de formas mais complexos na lousa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...