Jogos matemáticos sobre números ordinais para turmas do segundo ano do ensino fundamental

Escrito por megan burns | Traduzido por luiz neves
Jogos matemáticos sobre números ordinais para turmas do segundo ano do ensino fundamental

Ensine a sua classe sobre os variados usos dos números ordinais

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Diariamente, utilizamos números ordinais como um auxílio ao colocarmos uma variedade de coisas diferentes em ordem. Esses números são usados, por exemplo, ​​para ordenar os resultados de corridas e para indicar a ordem em que devem ser realizadas algumas ações para que uma tarefa seja concluída com sucesso. Introduza a sua turma do segundo ano do ensino fundamental à versatilidade e importância dos números ordinais, através de uma variedade de jogos de entretenimento.

Outras pessoas estão lendo

Jogos preparatórios

Dê a sua classe algum tempo para se familiarizar com os conceitos associados aos números ordinais, planejando alguns jogos de preparação. Por exemplo, pode-se projetar um simples jogo de combinação que ajudaria as crianças a começarem a associar números ordinais com os seus números cardinais homólogos. Use fichas em branco para criar o jogo, escrevendo os números cardinais e ordinais em pares de cartas e, em seguida, misturando-os. Coloque as cartas viradas para baixo, uma por uma, e peça às crianças que joguem em duplas ou pequenos grupos, com o objetivo de encontrar os pares de cartas com números ordinais e cardinais correspondentes.

Caça ao tesouro

Incorpore os números ordinais em um jogo de caça ao tesouro, para dar às crianças um pouco mais de experiência prática com o material de aprendizagem. Pode-se utilizar números ordinais como parte das pistas do caça ao tesouro, ajudando as crianças a praticarem o que aprenderam. Por exemplo, afirme que um item pode ser encontrado perto da quarta cadeira ou da oitava mesa, contada a partir da porta. Forme duplas ou pequenos grupos com os alunos para executar tarefas na lista de caça ao tesouro. Em seguida, atribua um pequeno prêmio como, por exemplo, uma folha de adesivos, para a equipe que encontrar a maioria dos itens.

Olimpíadas em sala de aula

Crie sua própria olimpíada em sala de aula para treinar a aprendizagem dos números ordinais, além de fazer com que os alunos pratiquem certos exercícios físicos. Deve-se escolher diferentes eventos para que as crianças participem, como por exemplo, corridas de revezamento, provas de pista e de campo ou competições esportivas. Ao final de cada evento, entregue medalhas feitas de papel e fio, de modo que elas indiquem os números ordinais referentes ao lugar de cada criança na competição. Reveja os resultados de cada evento durante a especial cerimônia de encerramento dos seus jogos olímpicos em sala de aula.

Jogos de sequência

Dê às crianças um tempo de prática extra, fazendo com que eles usem suas habilidades com números ordinais para completar alguns jogos de sequência. Por exemplo, pode-se misturar uma sequência e dar as crianças o dever de colocá-la novamente em ordem. Poderia também ser entregue aos alunos um conjunto de etapas confusas que deveriam ser colocadas rapidamente em ordem. Também pode-se colocar os alunos em grupos e ordená-los de acordo com a idade ou altura, por exemplo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media