×
Loading ...

Jogos de multiplicação divertidos e fáceis de fazer

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprender a multiplicar não precisa ser uma tarefa de fazer um exercício chato atrás do outro. Anime os alunos a aprender a multiplicar transformando os exercícios em jogos divertidos. Você vai descobrir que os estudantes vão entrar na sala de aula e pedir insistentemente se eles podem "estudar a multiplicação".

Aprender a multiplicar pode ser divertido (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Guerra

Escreva problemas de multiplicação numa série de fichas. O número de fichas determina a duração do jogo. Para jogos com menos de 10 minutos, faça apenas 10 fichas para cada dupla de estudantes. Para desafios mais longos, você pode fazer mais de 50 fichas. Os estudantes devem ficar um de frente para o outro com a pilha de fichas virada para baixo entre os dois. Cada estudante pega uma ficha do monte e a vira. O aluno com ficha cujo produto da multiplicação for maior ganha e fica com as duas fichas. Quem tiver o maior número de fichas ao término do tempo estipulado, ganha.

Loading...

Concentração

Um jogo de concentração que usa problemas de multiplicação pode ajudar os estudantes a reconhecer que diversos problemas diferentes têm o mesmo resultado. Por exemplo, tanto 4 x 5 quanto 20 x 1 são iguais a 20. Faça oito pares de fichas que tenham problemas diferentes, mas com o mesmo resultado, e faça um total de 16 fichas. Dê um conjunto de fichas para cada dupla de estudantes que vá jogar. Os alunos devem colocar as fichas viradas para baixo espalhadas no chão ou numa mesa e devem se revezar abrindo duas fichas por vez (como um jogo da memória). O objetivo é que os estudantes se lembrem das fichas que têm o mesmo resultado para que possam virar essas duas numa mesma rodada, o que permite que eles peguem as fichas para eles. Ganha o aluno com mais fichas no fim do jogo.

Grade de multiplicação

Escreva problemas de multiplicação em fichas desde 1 x 1 até 12 x 12. Dê uma tabela de multiplicação para cada aluno que inclua os produtos para todas as multiplicações colocadas nas fichas. Divida os estudantes em grupos de quatro. Eles devem colocar as fichas de modo aleatório, viradas para baixo, no meio da mesa. Cada estudante tem a sua vez de virar a ficha e marcar o produto do problema de multiplicação em sua tabela, colorindo com lápis de cor. Os estudantes devem conversar entre si para ter certeza de que estão marcando a resposta correta. O primeiro estudante a colorir três resultados em uma filheira da sua tabela, ganha.

Bingo

Escreva os resultados de multiplicações em fichas. Dê para cada estudante uma cartela de bingo que tenha problemas de multiplicação escritos em ordem aleatória. Cada estudante deve ter um cartão em que a sequência está diferente. Dê a eles algo para marcar as cartelas. A bola sorteada será o produto de alguma multiplicação. Cada aluno deve marcar o problema que corresponde àquele resultado na sua cartela. O primeiro aluno a marcar toda a fileira vertical, horizontal ou diagonal com as respostas corretas, vence.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...