Jogos de PowerPoint para aulas de inglês

Escrito por riccardo giovanniello | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Jogos de PowerPoint para aulas de inglês
Os jogos na sala de aula podem ser divertidos (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Os jogos na sala de aula podem ser divertidos e também uma forma interessante de praticar o básico da língua inglesa. O programa de computador PowerPoint da Microsoft oferece uma ferramenta para ajudar a manter os alunos interessados, enquanto os professores criam modelos rápidos e fáceis para serem jogados. Esse programa é ideal para revisar aulas e reforçar os vários aspectos do estudo da língua.

Jogos de compreensão

Esse jogo vai ajudar os alunos a desenvolveram a habilidade de compreensão em inglês, pois eles terão que formular perguntas para as respostas. Crie uma serie de respostas que façam referência ao conteúdo das últimas aulas. Em PowerPoint, crie um plano de fundo quadriculado com as perguntas preenchendo os quadrados; as questões mais difíceis valem mais pontos. Mantenha as categorias para cada bloco de questões pertinentes às aulas; por exemplo, "Qual fruta é comprida e amarela?" é uma pergunta adequada para uma aula sobre frutas e legumes. Mantenha o nível de dificuldade equiparado às aulas.

Jogos de tempos verbais do passado, presente e futuro

Os tempos verbais em inglês podem ser complicados, principalmente os verbos irregulares. Para praticar essa habilidade, realize um jogo da memória no PowerPoint. Faça um quadriculado com 30 quadrinhos. Pense em dez a 15 verbos e posicione-os aleatoriamente pelos quadrados. Inclua um ou outro verbo irregular, como o verbo "go" (ir), por exemplo, para aumentar o nível de dificuldade. Em seguida, insira tanto o tempo verbal no passado quanto no futuro em algum lugar do painel. O PowerPoint permite cobrir as palavras e revelá-las em um clique. Então, os alunos devem escolher os quadrinhos e combinar os tempos verbais do presente com o passado ou o futuro dos verbos.

Jogos de vocabulário

A construção de um vocabulário requer tempo, mas os jogos podem acelerar um pouquinho esse processo e também entreter a turma. Crie um modelo no PowerPoint semelhante ao de um jogo de tabuleiro; você pode fazer isso escondendo cinco ou seis palavras atrás de blocos coloridos na tela. Permita que apenas um aluno veja e revele a primeira palavra. Em seguida, o aluno deve descrever a palavra inteiramente em inglês sem usar gestos e a equipe tentará adivinhar a palavra. Por exemplo, se a palavra for "hospital", o aluno pode dizer: "Os médicos e as enfermeiras trabalham nesse prédio". Assim que a palavra for descoberta, revele a segunda palavra e dê um minuto para adivinhar o maior número de palavras possíveis.

Jogos de gramática

Para ajudar no desenvolvimento das habilidades gramaticais, crie um frase que tenha uma lacuna para ser preenchida, mas faça isso de forma que só haja uma resposta possível para a frase. Por exemplo: "I am so hungry. I didn't eat today" (Eu estou com muita fome. Eu não comi hoje"). Substitua "eat" (comi) por uma lacuna. Os alunos terão que adivinhar a palavra que está faltando. Nessa situação, os alunos ficarão familiarizados com o verbo "comer". Para os alunos de níveis mais avançados, peça para eles formularem sentenças. Ou, a palavra da lacuna em branco pode ser um adjetivo único para um objeto específico. Utilize os planos de aula anteriores como base para as sentenças.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível