Mais
×

Jogos de probabilidade para o 3º ano envolvendo doces

Atualizado em 21 novembro, 2016

A probabilidade é um conceito importante que é introduzido aos jovens alunos. Usando jogos atraentes, as crianças podem aprender sobre probabilidade, que envolve resolução de problemas, e determinar qual a probabilidade de coisas diferentes ocorrerem. Para as crianças do 3º ano, usar balas para jogos de probabilidade é garantia de manter sua atenção.

Use balas pequenas para jogos de probabilidade para crianças do 3º ano (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sobre a probabilidade

A probabilidade significa qual a possibilidade de um evento ocorrer, como ao jogar uma moeda e cair cara ou coroa. Determinar a probabilidade de um evento envolve examinar o número total de resultados possíveis e o número de maneiras que o evento em questão pode ocorrer. Esse assunto é ideal para as crianças do 3º ano estudarem, uma vez que pode ser simplificado em maneiras de torná-lo acessível a jovens alunos, como através de gráficos básicos, diagramas coloridos e atividades práticas.

Tipos de doces

Embora existam vários tipos de doces que certamente agradem as crianças, somente algumas variedades são aceitas para jogos de probabilidade. Enquanto a maioria dos alunos não recusa barras de chocolate, pirulitos e tiras de doce de leite, esses itens podem criar bagunça, têm muito açúcar e não são úteis para jogos de probabilidade. Doces como gomas de ursinhos e bombons de chocolates não derretem facilmente e estão disponíveis em uma variedade de cores, tornando-os ideais para jogos de probabilidade baseados em cores.

Jogos de probabilidade

Para usar doces como adereços em um jogo de probabilidade que envolve cor, divida os alunos em equipes e forneça um saco de papel marrom com 10 balas coloridas para cada uma. Encha cada saco com seis balas verdes, três laranjas e um roxa. Os membros da equipe devem se revezar para pegar um doce do saco, anotando a cor em uma folha de papel, e colocando-o de volta; isso deve ser feito 20 vezes. As equipes devem determinar qual a probabilidade de puxar uma cor do saco usando a equação de probabilidade, que é o número de formas que um evento pode ocorrer divido pelo número total de resultados possíveis. O instrutor pode tratar isso como uma corrida, na qual a equipe que chegar à conclusão correta primeiro ganha, ou pode simplesmente discutir as respostas com as equipes.

Ideias adicionais

Você também pode usar doces para fazer jogos de probabilidade mais emocionantes envolvendo roletas, dados e tabuleiros. Use balas coloridas como marcadores nos tabuleiros, ou como adereços para introduzir probabilidade às crianças. Por exemplo, despeje um saco de balas coloridas em uma superfície plana, como uma mesa, e demonstre como existem diferentes números de cada cor. Peça para os alunos classificarem os doces por cor e criarem gráficos de pizza que demonstra essa informação, individualmente ou em grupos. As crianças podem se revezar para apresentar suas descobertas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article