Jogos de probabilidade feitos com alunos da quinta série

Escrito por stephen hart | Traduzido por rúben carlos esteves
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Jogos de probabilidade feitos com alunos da quinta série
Bons jogos de probabilidade são projetados de forma que o aluno que mais souber sobre o tema vencerá (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Jogos de probabilidade são ótimos para ensinar aos alunos da quinta série. Esses jogos são cativantes e incentivam os alunos a jogar, enriquecendo, assim, o seu processo de aprendizado. Felizmente, muitos desses jogos exigem a utilização de poucos materiais e são muito fáceis de aprender. Quando usados corretamente, esses jogos reforçarão o conceito de probabilidade e ajudarão os alunos a crescer como aprendizes.

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Jogo da cara ou coroa

Cara ou coroa é um jogo para dois participantes que usa a imagem de uma serpente para formar um tabuleiro de jogo com um total de 23 casas. Cada jogador escolhe cara ou coroa ficando com o que decidiu até o jogo terminar. Ambos os jogadores colocam uma moeda na casa de partida que se encontra no meio da serpente. Os jogadores revezam-se lançando a moeda e movendo-se em direções opostas com base no resultado do lançamento. Se sair cara, o jogador que escolheu cara avança uma casa na direção da cabeça da serpente. Se sair coroa, joga o outro jogador movendo a sua moeda uma casa na direção da cauda. O primeiro a chegar à cabeça ou à cauda é o vencedor. No final, os jogadores debatem se todos têm ou não a chance de ganhar o jogo baseando-se na probabilidade.

Jogo de lançar moeda

Lançar a moeda é um jogo para dois, no qual os participantes tentam adivinhar o resultado do lançamento de uma moeda de 1 centavo com o objetivo de ganhar 10 centavos. Um dos jogadores escolhe cara ou coroa e o outro o oposto. Um jogador vira a moeda de um centavo e o participante que adivinhou fica com essa moeda. Em seguida, o outro jogador faz a sua escolha lançando outra moeda para ver quem fica com ela. O jogo prossegue até um deles ganhar os 10 centavos. Depois, o vencedor troca as moedas por uma de 10 centavos. O primeiro que ganhar três moedas de dez centavos vence o jogo. No final, deve-se debater com a turma ou com um grupo reduzido de alunos porque razão o aluno venceu o jogo e como sua vitória pode estar ou não relacionada com o conceito de probabilidade.

Confronto!

Confronto é um jogo para dois que utiliza dois dados em que a sua soma acha o vencedor. Os jogadores colocam fichas em um tabuleiro que tem os espaços com os números marcados de 2 a12 para cada um deles. Um dos jogadores lança os dois dados e adiciona a sua soma. Em seguida, ele remove a ficha que está nessa casa do tabuleiro. Os jogadores continuam se revezando até um deles remover todas as fichas. Na segunda rodada, os jogadores tem a opção de colocar várias fichas em uma única casa e com base no entendimento que têm sobre a probabilidade eles podem remover mais do que uma ficha a cada vez que lançam os dados. Quanto melhor entenderem a probabilidade mais rápido removerão todas as fichas.

Jogo da probabilidade com M & M

A probabilidade com os M & M é um jogo para dois, que usa os M & M como fichas e dois dados. Cada jogador recebe 12 M & M que deve colocar no tabuleiro de jogo que já tem os números de 2 a 12. Os jogadores podem escolher onde vão colocar o seu chocolate baseando-se no que sabem sobre probabilidade. Eles revezam-se lançando dois dados e adicionando a sua soma para que possam remover o M & M da casa com o mesmo número que está no tabuleiro. Enquanto o jogo decorre, os participantes tomam notas sobre quais os números que estão saindo mais no lançamento dos dados. O primeiro jogador a remover todos os seus M & M é o vencedor. Quando o jogo terminar, eles devem responder a sete perguntas sobre a probabilidade e entregá-las ao professor.

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