Jogos de raiz quadrada para alunos da 6ª série

Escrito por tasos vossos | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Jogos de raiz quadrada para alunos da 6ª série
Mantenha um equilíbrio entre jogos divertidos de sala de aula e exercícios "comuns" (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Raízes quadradas estão incluídas nos conceitos de matemática avançada que os estudantes começam a aprender após a escola primária. Não só a maneira de calcular a raiz quadrada de um número é difícil, mas até mesmo o conceito em si pode confundir as crianças. Por essa razão, certifique-se de que os estudantes estejam familiarizados com exponenciação e então apresente jogos simples, mas divertidos. Dessa forma, você pode testar se as crianças compreenderam a parte teórica da aula de raízes quadradas e se podem colocar suas habilidades em prática.

Outras pessoas estão lendo

Raízes quadradas do jogo da velha

Organize um torneio de mata-mata em formato de jogo da velha em que dois estudantes por vez devem tentar enganar seus oponentes e avançar para a próxima rodada. As regras desse jogo são semelhantes às regras de variação padrão (faça uma linha horizontal, vertical ou diagonal de X ou O), mas, antes que os jogadores possam adicionar suas marcas em um quadrado, eles devem encontrar a raiz quadrada do número exibido. Por exemplo, se o quadrado superior direito tem 9 nele, o jogador deve primeiro dizer "3" antes de colocar a sua marca.

Jogo da raiz de ritmo rápido

Faça cartões exibindo um número com uma raiz quadrada fácil, como 9 (raiz quadrada: 3) e 16 (raiz quadrada: 4), evitando números como 6 (raiz quadrada: 2.449489...). Um estudante deve jogar em um momento e tentar encontrar o máximo de raízes quadradas que puder dentro de 25 segundos. Dessa forma, todas as crianças podem jogar desde que você tenha preparado muitos cartões e não permita que os alunos repitam constantemente as mesmas respostas.

Quadrados combinados

Faça 16 cartões de tamanhos iguais e cole-os no quadro branco para formar um painel de 4 por 4. Cada cartão deve conter um número, que é o quadrado ou a raiz quadrada de um número em outro cartão (9 e 3 ou 4 e 16, por exemplo). Divida a sala de aula em dois grupos e atribua dois alunos como líderes do grupo. Seu dever é consultar o restante da equipe e pedir que combine dois quadrados particulares em cada rodada. Se estiverem corretos, retire os dois cartões e entregue-os para o capitão da equipe. A equipe vencedora será aquela que tiver a maioria dos cartões no final do jogo.

Perguntas de escolha múltipla

Prepare perguntas sobre raízes quadradas, tais como "Qual é a raiz quadrada de 9?", ou o resultado de operações simples envolvendo raízes quadradas. Escreva uma pergunta no quadro branco de cada vez juntamente com quatro respostas possíveis. Apenas um aluno pode jogar ao mesmo tempo e com uma quantidade limitada de tempo para adivinhar corretamente. Conforme a criança segue para o próximo nível, suas perguntas devem se tornar mais complicadas (por exemplo, 23 + raiz quadrada de 144), assim como acontece no jogo da TV "Quem quer ser um milionário?".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível