Jogos para reuniões cristãs de mulheres

Escrito por fiona miller | Traduzido por lívia bono
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para reuniões cristãs de mulheres
Comece com uma atividade divertida, para ajudar todas a se conhecerem (Women on The Beach image by ddsin from Fotolia.com)

Ao reunir um clube ou grupo de estudos da Bíblia para mulheres, pode ser importante começar a noite com uma atividade divertida, para ajudar todas as participantes a se conhecerem, facilitando, assim, a discussão. Apesar de ser possível variar ou ajustar as atividades para combinar com seu grupo, use estas sugestões para começar. Sua criatividade é o limite.

Outras pessoas estão lendo

Passeio com vendas

Divida as mulheres em duplas. Peça a uma mulher da dupla que se voluntarie para ser vendada. Forneça as vendas ou faça com que ela feche os olhos. Peça que a parceira que estiver enxergando leve a mulher vendada a uma árvore (se estiverem num local externo) ou um objeto na sala. Peça à parceira vendada que sinta o objeto ou árvore, e então leve todas de volta para o meio. Peça que todas abram os olhos. Faça com que as mulheres que estavam vendadas tentem adivinhar a qual objeto foram levadas. Use isso como o mote de uma discussão sobre como Cristo às vezes nos leva a lugares que não esperávamos e como temos que user de adivinhação e confiar nos amigos e na família para passar por esses momentos.

Quedas de confiança

Esta atividade deve ser feita somente pelas que sintam ser capazes. Não seria apropriada para membros com deficiências físicas ou idosos.

Faça com que as mulheres se dividam em duplas e que uma mulher se voluntarie para cair e a outra se voluntarie para segurá-la. Diga à mulher que irá cair que fique de costas para sua parceira e peça à mulher que vai segurar que levante os braços e fique pronta. Quando a primeira estiver pronta, faça com que ela se solte para trás para cair nos braços de sua companheira. Use esta atividade para discutir a importância de se confiar em Cristo quando nos sentimos cegas pelas circunstâncias além de nosso controle. Você também pode discutir a importância de se confiar em amigas e outras mulheres cristãs durante momentos que testem sua fé.

Jogando bola

Um jogo bastante simples, que pode ser utilizado para quebrar o gelo para que todas conheçam os nomes umas das outras. Faça com que as mulheres se disponham em círculo. Passe uma bola pequena (e macia) pelo círculo, pedindo que cada mulher diga seu nome. Quando a bola tiver passado por todas, jogue-a para alguém, mas antes diga o nome da pessoa e faça contato visual com ela. A regra é que você não pode jogar a bola sem antes dizer o nome da pessoa e fazer contato visual. Depois, discuta a importância da individualidade e da igreja. O quão importante é se sentir incluída e ser chamada pelo nome em uma reunião de preces ou na igreja?

Rótulos

Em cartões pequenos, escreva rótulos que poderiam ser dados a uma mulher em fofocas banais - por exemplo, "esnobe", "rude", "nerd", "arrogante" ou "metida". Cole um nas costas de cada uma, certificando-se de que cada jogadora não tenha visto o que foi colocado em suas costas. Por aproximadamente dois minutos, peça às mulheres que circulem, tratando umas as outras de acordo com o rótulo que têm nas costas, mas sem revelar qual é a palavra. Depois dos dois minutos, faça com que olhem seus cartões. Discuta a aceitação e a importância que Jesus dá a ela. Faça com que as mulheres conversem sobre como se sentiram ao serem rotuladas de algo que não estavam cientes, ou que fatores impedem que aceitemos os outros integralmente.

Leitura complementar

Se você estiver interessada em mais jogos para suas reuniões da igreja, tente ler "Jogos para Atores e Não-Atores", de Augusto Boal. As técnicas de Boal são voltadas para facilitar a conversa sobre o mundo ao nosso redor através de "jogos dramáticos", como os descritos acima. Apesar de nem todos os exercícios do livro serem apropriados para todos os grupos, muitos podem ser modificados para se adequar ao seu, e assim iniciar discussões interessantes.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível