Lazer e cultura

Jogos para a sala de aula

Escrito por eric benac | Traduzido por sandy ferreira
Jogos para a sala de aula

Divirta-se com jogos na sala de aula

Geography Class image by redrex from Fotolia.com

A sala de aula tende a ser um lugar para os alunos acompanharem a lição de casa, visitar os amigos ou até mesmo relaxar. Muitos alunos temem a sala de aula, porque acaba sendo uma parte muito cansativa do dia, então traga um pouco de diversão para a vida dos seus alunos, utilizando jogos sala de aula. Esses jogos são excelentes recompensas para um bom comportamento em sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Silêncio!

Geography Class image by redrex from Fotolia.com

Como professor, você, sem dúvidas, já desejou que todos os seus alunos permanecessem em silêncio por longos períodos. Jogue este jogo para conseguir um pouco de paz e tranquilidade e se divertir com seus alunos. Escreva uma tarefa simples no quadro para seus alunos realizarem. As tarefas podem variar entre pular em um pé só, fazer cinco polichinelos, pegar livros do balcão e qualquer outra coisa que faça seus alunos ficarem em movimento. Os jogadores devem permanecer em silêncio absoluto enquanto realizam as tarefas, o que inclui falar ou propositalmente fazer qualquer barulho. Quando um jogador faz um barulho, ele está fora do jogo. Continue escrevendo tarefas no quadro, até que somente um aluno continue no jogo. Recompense-o com um pequeno prêmio, como uma barra de chocolate ou algo parecido. Jogue este jogo várias vezes para manter sua classe quieta. Você também pode usar esse jogo como aquecimento para outros.

Quem está faltando?

Geography Class image by redrex from Fotolia.com

A memória é vital para nossa aprendizagem: se não podemos lembrar de algo que aprendemos, não podemos usá-lo mais tarde. Use este jogo para desafiar a memória dos seus alunos e para mantê-los pensando. Comece escolhendo um aluno aleatório, que ficará de pé na frente da sala, de costas para os outros alunos. Escolha um aluno e mande-o para fora da sala, então dê ao seu resto dos alunos alguns minutos para que eles reorganizem onde estão sentados. Assim que os alunos terminarem de mudar de lugar, diga ao aluno para virar de frente, e então adivinhar qual colega está faltando na sala. Dê a ele três chances para adivinhar. Se ele acertar, ele ganha um ponto e pode jogar de novo. Se ele não acertar corretamente depois das três tentativas, ele deve se sentar e será a vez do aluno que estava do lado de fora. Premie o jogador com mais pontos.

Fofoca

Geography Class image by redrex from Fotolia.com

Este jogo também é conhecido pelo nome de "telefone sem fio" e é um jogo bobo para se jogar com a sua sala de aula. Divida a turma em duas equipes diferentes. As equipes devem alinhar-se em linha reta, a poucos centímetros de distância um do outro. O aluno no começo da linha deve inventar uma "fofoca" sobre algum outro aluno, algo bobo e sem maldade, mas que seja bem elaborado. Então, esse aluno sussurra a fofoca no ouvido do que está atrás. Esse aluno sussurra no ouvido do outro de trás e assim em diante. O último jogador de cada equipe deve dizer a fofoca em voz alta. A fofoca terá mudado, ao passar pelos jogadores, e pode até mesmo não fazer mais sentido, causando várias risadas. Recompense com um ponto a equipe cuja mensagem final mais se aproximar da original.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media