Jogos de sala de aula sobre objeto direto e indireto

Escrito por hallie engel | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de sala de aula sobre objeto direto e indireto
Jogos podem fazer do aprendizado da gramática algo divertido para crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A gramática pode ser confusa para crianças. Substantivos, verbos, adjetivos e inúmeros outros termos podem parecer muita coisa para entender e lembrar. Entretanto, jogos podem tornar o processo mais divertido e envolvente e menos cansativo e frustrante. Você pode ensinar objetos diretos e indiretos usando jogos originais e inspirados em brincadeiras antigas populares, dando às crianças uma chance de pensarem, aprenderem e se divertirem.

Outras pessoas estão lendo

Jogo "Pedra, papel e tesoura"

Divida os alunos em dois times; faça uma linha no meio da sala de aula com giz e escreva um número de frases em cada lado contendo vários objetos diretos e indiretos. Peça que um membro de cada time venha a frente para começar um jogo de "pedra, papel e tesoura". Dê ao vencedor um determinado tempo para procurar por objetos diretos ou indiretos nas frases de um dos lados do quadro, enquanto o perdedor vasculha suas frases procurando por termos opostos. Quando o tempo acabar, veja quem circulou mais objetos corretamente em suas frases, deduzindo pontos por erros antes de começar novamente com uma nova dupla de oponentes. Depois que todos tiverem jogado, some os pontos dos times e descubra quem é o vencedor.

Dança da cadeira

Faça um círculo de cadeiras com uma cadeira a menos do que o número de alunos que devem jogar. Prepare um rádio com música. No quadro negro, escreva várias frases contendo objetos diretos e indiretos. A seguir, diga às crianças para começarem a dança das cadeiras e, quando a música parar, diga ao aluno que ficar de pé para encontrar os objetos diretos e indiretos em uma das frases. Quando a tarefa acabar, tire uma cadeira do círculo e deixe que a criança que encontrou os objetos controle a música pela próxima rodada.

Jogo do cãozinho

Para fazer do aprendizado de objetos direto e indireto algo divertido, tente o jogo do cãozinho. Escolha uma criança para ser o cãozinho e coloque-a em uma cadeira virada de costas para os colegas com os olhos fechados. Coloque uma borracha ou outro objeto pequeno embaixo da cadeira e peça que um dos alunos o pegue antes de todo mundo cantar "Cãozinho, cãozinho, cadê o seu ossinho? Alguém pegou ele da sua casinha". A criança na cadeira tem três chances para encontrar quem roubou seu "ossinho". Para cada tentativa falha, ela deve ir até um grupo de frases escritas no quadro e marcar os objetos diretos e indiretos. Se ela acertar, a criança que pegou o ossinho deve marcar as frases antes de virar o cachorrinho.

Eu espio objetos diretos e indiretos

Agrupe as crianças em um círculo e escolha uma para começar o jogo "Eu espio". A criança que começar falará "Eu espio com meus olhos..." e descrever um objeto na sala. A criança que adivinhar o item deve ir ao quadro e escrever uma frase usando o item como objeto direto ou indireto, falando para a turma qual é e por que é. Peça à criança que escreveu a frase que comece o jogo novamente e continue até todo mundo ter jogado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível