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Jogos sobre fatos e opiniões para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ensinar aos alunos a diferença entre fatos e opiniões é um exemplo de pensamento de ordem superior que os professores devem apresentar aos alunos para estimulá-los a ter pensamentos mais complexos. Não é necessário usar leituras áridas ou exercícios repetitivos para ensinar aos alunos os pontos importantes sobre fatos e opiniões. Há várias atividades que os professores podem incorporar em seu plano de atividades diário para ensinar os alunos sobre fatos e opiniões no mundo real.

Os alunos são expostos a questões mais filosóficas conforme avançam de ano na escola (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Jogo da tabela fato / opinião

Distribua entre os alunos uma tabela com categorias para fato e opinião. Escreva no quadro várias frases, expressando fatos e opiniões. Os alunos devem classificá-los, definindo se são fatos ou opiniões. Se for um fato, eles têm de dar um exemplo de fonte onde pode ser encontrado. Se for uma opinião, os alunos têm de estar preparados para explicar o por que acham isso. Quem acertar mais vence o jogo.

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Responda rápido: fato / opinião

Divida os alunos em grupos de três. Projete uma apresentação de PowerPoint na sala, com várias frases e pergunte se são fatos ou opiniões. A equipe que acumular mais pontos no final da partida, vence. Este é um jogo estimulante e interativo, que leva elementos de suspense e emoção à sala de aula, como nos programas de perguntas e respostas da televisão.

Fatos e opiniões sobre ursos polares

Projete uma "webquest" na sala de aula. Uma webquest é um site interativo para aprender novos conceitos e apresentar informações em um local central. Cada slide deve apresentar fatos sobre ursos polares e imagens. Peça aos alunos para formarem opiniões sobre ursos polares depois de verem os slides. Divida a turma em dois grupos e peça a cada um deles que faça uma lista de fatos e opiniões sobre ursos polares. O grupo com a maior quantidade de fatos corretos sobre ursos polares vence.

Entrevista fato / opinião

Forme duplas, de modo que um aluno seja o entrevistador e o outro o entrevistado. O entrevistador fará perguntas ao entrevistado, que tentará determinar se a pergunta é um fato ou uma opinião. Os alunos marcam os pontos e depois trocam de papel. Quem acertar mais, ganha. Os alunos devem começar a reconhecer rapidamente as diferenças entre fatos e opiniões.

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Referências

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