Jogos de soletração para sala de aula do 5º ano

Escrito por serene leavitt | Traduzido por mayra dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de soletração para sala de aula do 5º ano
Jogos de ortografia podem tornar a aparentemente maçante lista ortográfica em uma oportunidade para aprendizagem em grupo e divertimento em sala de aula (starting with elementary school image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Uma longa lista de palavras para memorizar a cada semana pode parecer um pouco assustador para alunos do quinto ano. Faça com que a ortografia das palavras ganhe vida na sala de aula criando um jogo de aprendizagem para eles. Os alunos podem se divertir tanto que até esquecerão que estão aprendendo e o medo associado às listas de ortografia vai ser coisa do passado.

Outras pessoas estão lendo

Soletrando palavras com música

Aguçe as habilidades de escuta enquanto promove uma rápida soletração através de um jogo com música. Cada aluno senta em sua carteira com um lápis e um pedaço de papel em branco, escreva uma palavra desafiadora no quadro. Ponha alguma música apropriada e encoraje os alunos a escrever a palavra do quadro o máximo de vezes que conseguirem antes que você desligue a música. Cada aluno conta quantas vezes conseguiu escrever a palavra, confira o papel do vencedor. Se houver algum erro, premie o aluno que escreveu mais legivelmente. Recompensas para o vencedor podem incluir um doce, adesivos ou simplesmente o orgulho de vencer.

Chispa

Um jogo do Chispa adiciona um pouco de suspense e muitas risadas à sala de aula. Alinhe os estudantes em uma única fila e pronuncie a palavra devagar. Faça o primeiro aluno da fila dizer a primeira letra da palavra e continue a soletração com o próximo aluno dizendo a letra seguinte até chegar na última letra da palavra. O aluno que disser a última letra vira para quem estiver atrás e diz "Chispa!". O aluno "chispado" está, então, fora e senta novamente. Continue jogando até sobrar apenas um aluno e ofereça uma pequena recompensa.

Soletrar pisoteando

Soletrar pisando não apenas melhora as habilidades de soletração mas também encoraja trabalho em equipe e atividade física. Escreva ou grave cada letra do alfabeto em discos de plástico. Leve a turma para fora e arrume os discos aproximadamente 30 cm de distância entre eles e diga a palavra a ser soletrada. Diga a um aluno para correr e pisar nos discos certos um de cada vez de modo a soletrar a palavra corretamente. Os colegas de classe podem ajudar o aluno apontando e gesticulando mas não podem oferecer colas verbais. Dê um turno para cada criança usando uma palavra diferente.

Detetive ortográfico

Escreva diferentes palavras da lista ortográfica no quadro. Com os alunos sentados em suas carteiras, diga a eles que agora são detetives ortográficos e peça que abaixem a cabeça na mesa e cubram os olhos. Enquanto eles estiverem de cabeças baixas, mude a ortografia ou o tempo de uma das palavras do quadro. Peça aos alunos que levantem a cabeça, descubram os olhos e levantem a mão se souberem qual palavra foi trocada. Peça ao aluno que der a resposta certa para soletrar a palavra trocada corretamente. Se a ortografia do aluno estiver realmente correta, recompense a classe com um ponto. Se a ortografia estiver errada, a professora recebe um ponto. Continue até que tenha trocado todas as palavras. Se a classe vencer a professora, eles recebem uma recompensa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível