Mais
×

Jogos de tabuleiro caseiros sobre classes de palavras

Classes de palavra incluem substantivos, verbos, adjetivos, advérbios e interjeições, entre outros. Ensinar classes de palavras pode ser difícil para os alunos, pois aprender as definições de cada classe geralmente envolve memorização. Jogos e criatividade, no entanto, são o segredo de muitos ambientes de aprendizado de sucesso. Crie alguns jogos de tabuleiro simples para ajudar os alunos a aprenderem sobre as diferentes classes de palavra através de atividades divertidas.

Jogos de tabuleiro caseiros podem ajudar as crianças a aprenderem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Palavras com códigos de cores

Crie um tabuleiro colorido, similar ao do jogo Candy Land. Desenhe quadradinhos de cinco cm em sequência em um pedaço grande de cartolina e pinte cada um de uma cor diferente. Atribua cada classe de palavra a uma cor, como substantivos vermelhos e verbos roxos. Crie peões e dê aos alunos um conjunto de dados. Eles deverão mover seus peões pelo número de casas limitado pelo dado. Uma vez que um aluno tenha parado em uma cor, ele deve dizer uma palavra que corresponda àquela classe, por exemplo, um aluno em um quadrado vermelho pode dizer "prédio". O aluno pode jogar outra vez se a palavra dita fizer parte da classe correspondente à cor da casa em que parou.

Corrida das classes de palavra

Crie dois tabuleiros para esse jogo. Cada um será dividido em sete quadrados de mesmo tamanho. Os quadrados serão etiquetados com as palavras substantivo, verbo, pronome, adjetivo, advérbio, preposição ou interjeição. Crie duas pilhas separadas de cartões plastificados com uma palavra escrita em cada cartão. Inclua dez palavras para cada uma das sete categorias. Cada aluno deve pegar um tabuleiro e uma pilha de cartas. Competindo um contra o outro, os alunos devem pegar cinco cartas da pilha e colocá-las nos quadrados corretos. O aluno que terminar primeiro e tiver as cinco respostas corretas ganha.

Jogo de tabuleiro do sujeito e predicado

Crie um jogo de tabuleiro para ensinar aos alunos os conceitos de sujeito e predicado. Divida uma cartolina grande em duas seções horizontais iguais. Desenhe seis quadrados do tamanho de cartões em cada seção. Escreva "sujeito" na seção de cima e "predicado" na de baixo. Usando papéis menores, crie cartões de sujeito com um S de um lado e um sujeito de outro e cartões de predicado com um P de um lado e um predicado de outro. Os alunos deverão colocar os cartões com S na seção de Sujeito com o S virado para cima e fazer o mesmo com os cartões de predicado.Quando os cartões forem virados para cima, os alunos terão orações completas.

Jogo com lápis e papel

Os alunos devem ajudar a criar esse jogo de tabuleiro. Dê a cada aluno um pedaço de papel e um lápis. O papel será dividido em quadrados de 12x12 cm. As seções de cima serão etiquetadas com classes de palavras. À medida que as crianças leem ou revisam um texto selecionado, elas deverão preencher os quadrados com palavras sob as categorias corretas. Um modo alternativo de fazer esse jogo poder ser jogado mais de uma vez é plastificar a tabela e dar aos alunos marcadores de quadro branco.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article