Jogos típicos de crianças africanas

Escrito por stephanie smith | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos típicos de crianças africanas
Crianças brincam de jogos que são conhecidos em várias regiões ou apenas em uma parte do continente. (Africa image by Luka76 from Fotolia.com)

Por toda a África, as crianças utilizam muitas formas de entretenimento do mundo ocidental, mas ainda existem jogos tradicionais que resistiram ao longo dos anos. Os seguintes jogos são comuns em várias partes do continente e podem ser jogados em qualquer lugar. Veja cada um e decida quais podem ser perfeitos para as crianças em sua vida -- ou a criança em você!

Outras pessoas estão lendo

Mbube Mbube

Pronunciado "Mboo-bay Mboo-bay," esse jogo usa uma palavra Zulu para leão. A tribo Zulu é baseada na África do Sul atual. O jogo é bom para um grupo de seis pessoas ou mais.

Nesse jogo, as crianças ajudam o leão, ou mbube, a localizar e capturar uma impala (animal tipo o veado). Os jogadores começam em pé em um círculo e dois jogadores vendados iniciam o jogo. Um jogador é o leão e o outro o impala.

Primeiro, ambos os jogadores são girados. Depois, os jogadores do círculo começam a gritar para o leão, "mbube, mbube!". À medida que o impala se aproxima do leão, o cântico dos jogadores fica mais alto. Mas, se o leão estiver longe, o cântico do círculo fica mais baixo e macio.

Se o leão não apanhar o impala em um minuto, um novo leão é escolhido, e se pegá-lo, um novo impala é escolhido.

Jogos típicos de crianças africanas
Mbube Mbube usa uma palavra Zulu para leão. (lion image by david purday from Fotolia.com)

Ampe

Ampe é um jogo simples, jogado por crianças nas escolas de Gana. Assim como Mbube Mbube, é um ótimo jogo para grupos.

Nesse jogo, o grupo escolhe um jogador para ser o líder. Depois, os outros jogadores formam um semicírculo enquanto o líder encara o jogador da outra ponta.

A seguir, o líder e o jogador da outra ponta batem palmas. Em seguida, ambos pulam no lugar ao mesmo tempo. Por fim, ambos pulam e levam um pé para a frente.

Se ambos levarem o mesmo pé à frente, o líder está fora e o jogador toma seu lugar. Se colocarem pés diferentes, o líder passa para o próximo jogador e faz o mesmo desafio.

Os líderes ganham um ponto por cada vez que derrotarem um jogador, e cada jogador tem a sua vez como líder. O jogador com mais pontos ganha.

Jogos típicos de crianças africanas
Em gana, as crianças geralmente crescem jogando jogos simples como Ampe. (ghana flag icon. (with clipping path) image by Andrey Zyk from Fotolia.com)

Kudoda

Em Zimbábue, as crianças brincam de um jogo chamado Kudoda. Neste jogo, os jogadores sentam em círculo e uma vasilha com 20 pedrinhas ou bolinhas de gude é colocada no centro do círculo.

O primeiro jogador joga a pedrinha no ar (cuidado para não jogar muito alto!). Depois, ele tenta pegar o máximo de pedrinhas possível antes de pegar a que jogou. Após cada pessoa ter a sua vez e todas as pedrinhas serem recolhidas, a pessoa com mais pedras é o ganhador.

Jogos típicos de crianças africanas
Kudoda é jogado geralmente com pedras pequenas ou seixos, mas bolinhas de gude também funcionam. (pebbles image by Gareau Enterprises from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível