×
Loading ...

Como saber se a jóia é verdadeira ou não

Atualizado em 17 abril, 2017

O ouro verdadeiro é categorizado nos Estados Unidos como 10 quilates ou mais (ou 42 por cento de ouro ou mais). Prata real é marcada com 925 na superfície da joia, significando que é 92,5 por cento de prata. Para um teste mais eficaz, leve as joias ao joalheiro ou laboratório de qualidade. Contudo, há dicas e truques que você pode tentar em casa.

Instruções

Como regra geral, se o ouro ou prata parece falso, normalmente é. (jewelry 2 image by Julija Sapic from Fotolia.com)
  1. Procure na joia marcas próprias. Joias de ouro normalmente tem sua quantidade de quilates (10k, 14k, 22k) carimbado e joias de prata são normalmente carimbadas com 925 ou mais (até 1000), indicando sua pureza. Somente os carimbos não indicam se a jóia é verdadeira ou não, mas ajuda a credibilidade do fabricante (jóias sem carimbos são mais sujeitas a serem falsas).

    Loading...
  2. Use a joia por um tempo, observando se há descoloração. Se a joia dourada criar marcas pretas ou verdes em qualquer parte, então é falsa. Prata verdadeira, no entanto, escurece quando exposta ao ar por muito tempo, ou seja, se sua joia prateada for usada por muito tempo (semanas), e não escurecer, é provavelmente falsa.

  3. Segure a joia perto de um íma. Junto com o ouro ou a prata, a base metal da jóia é normalmente de cobre, estanho ou níquel, e nenhum deles responde ao íma. Apenas ferro é atraído pelo íma. Se a jóia não foi atraída pelo íma, então, possivelmente ela é verdadeira.

  4. Leve a joia a um joalheiro treinado. Ele vai comprar a joia a outras ou até até faça um teste de ácido nítrico ou ácido sulfúrico, que requerem colocar certas quantidades de ácido em pequenos cortes na jóia e observar mudanças. Se o ácido se tornar uma substância parecida com leite, então a presença de prata é indicada. Se o metal dissolver, então não é ouro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...