Como o Judaísmo influencia o mundo?

Escrito por karen curley Google | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o Judaísmo influencia o mundo?
Judaísmo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Cultura e sociedade do Oriente Médio

A história do judaísmo remonta a milhares de anos, como narrado no antigo testamento da Bíblia. O atual estado de Israel, que é o único país judeu do mundo, remonta a 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial. As pessoas de fé judaica estão em todos os países do mundo. Eles buscam preservar e proteger este único país judeu.

Parte do esforço para preservar e proteger afeta diretamente a cultura e a política de uma série de países vizinhos, incluindo Líbano, Jordânia, Síria e Egito. O impacto sobre a cultura, a sociedade e os gastos nacionais para o Estado judeu é significativo. Os efeitos são, em aspectos como as despesas com o exército, vigilância constante em relação a armas nucleares, questões de saúde como a gripe aviária e grande perda de aves, produção de petróleo, o impacto econômico, turismo, agricultura, e até uvas e vinificação.

Como o Judaísmo influencia o mundo?
Oriente médio

A influência do judaismo nos Estados Unidos

A influência atual mais significativa do judaísmo é a sua relação peculiar com os Estados Unidos. Cada presidente dos EUA se comprometeu a garantir a segurança militar de Israel desde o estabelecimento de Israel em 1948, mais ainda não há qualquer tratado formal entre os dois países. Isto aconteceu através do forte apoio do povo judeu aos Estados Unidos. Esse apoio vem na forma de representação direta no Congresso e de dois principais grupos de lobby. A AIPAC (Comissão de Assuntos Públicos Americano-Israelenses) dedica-se ao lobby direto dos membros do Congresso, e da Conference of Presidents of Major American Jewish Organizations (Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaico-Americanas) influenciando diretamente o ramo executivo do governo dos EUA.

Como o Judaísmo influencia o mundo?
EUA

Técnicas de lobby judaico em todo o mundo

A influência do lobby judaico na maioria dos países consiste em uma, algumas ou todas estas técnicas básicas. O apoio financeiro aos partidos e políticos individuais é importante. Judeus em muitos países se juntam a outros grupos de interesse. Há formação interna de planejamento de políticas. Os países também têm a consulta direta e coordenação com as autoridades de Israel, e os apoiantes do judaísmo tem direito a discordância pública e refutação de qualquer crítica a Israel nacional ou estrangeira.

O impacto cultural de influência judaica num país está mais diretamente relacionado a utilização destas técnicas, do que o número de judeus num país. A influência do lobby judaico nos Estados Unidos é muito forte como descrito acima.

Como o Judaísmo influencia o mundo?
Influência judaica

Contra todas as probabilidades

A singularidade insondável de tudo é a posição pública do Estado de afirmação de uma nação democrática relutante em confiar em qualquer nação para ajudar, capaz de se defender de um ataque e invasão de Israel. Considere-se que Israel tem uma população de 7 milhões, e os países vizinhos adjacentes têm uma população combinada de 110 milhões. Além desses vizinhos estão dois países anti-Israel, com uma população total de 100 milhões.

Como o Judaísmo influencia o mundo?
Conflito

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível